UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PROMOVER O CONHECIMENTO ACERCA DA ASSISTÊNCIA SEGURA
Palavras-chave:
Educação continuada. Metodologias ativas. Segurança do paciente.Resumo
O presente estudo trata de um relato de experiência realizado com base nas ações desenvolvidas pelo projeto de extensão: "Educação para o cuidado seguro em ambiente hospitalar". Tem como objetivo, a assessoria da equipe multiprofissional no desenvolvimento de uma assistência de qualidade e segura. Para a realização das ações foram implementadas metodologias ativas com 40 profissionais nas diferentes áreas de atuação em um serviço hospitalar, localizado no minicípio de Iguatu, Estado do Ceará. Foram abordados os protocolos de higiene das mãos e administração de medicamentos. Dos 40 profissionais participantes, 35 eram do sexo feminino e 5 do sexo masculino, os profissionais técnicos de enfermagem demonstram maior interesse em participar das capacitações. Verificou-se desafios na adesão dos enfermeiros em vista da baixa disponibilidade de profissionais de enfermagem por setor, encontrando-se sobrecarregados. Conclui-se que a extensão tem papel fundamental na capacitação de profissionais, promovendo o aperfeiçoamento das práticas, desenvoltura e comunicação entre a equipe. Alem disso, a interação entre profissionais da saúde e discentes opera como alicerce para a formação acadêmica.
Referências
saúde. Boletim Informativo. Brasília, 2011. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 529, de 1º. de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2013.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
GARCIA, Cledir Tania Franca et al. Uso de metodologias ativas como prática para educação continuada em enfermagem em uma organização hospitalar. In: Congresso Internacional em Saúde. 2019.
LUZ, Karla Emanuelle Silva et al. Aplicação de metodologias ativas em núcleo de educação permanente nas organizações de saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 48, p. e2832-e2832, 2020.
MACEDO, Kelly Dandara da Silva et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, v. 22, 2018.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 2133-2144, 2008.
PASSAMAI, Larissa de Oliveira et al. Contribuições da extensão universitária como estratégia de assistência na promoção da segurança do paciente. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 17, n. 36, p. 79-93, 2020.
REIS, Cláudia Tartaglia; MARTINS, Mônica; LAGUARDIA, Josué. A segurança do paciente como dimensão da qualidade do cuidado de saúde: um olhar sobre a literatura. Ciência & saúde coletiva, v. 18, p. 2029-2036, 2013.
RIBEIRO, Ligia Lopes et al. O uso da metodologia ativa como ferramenta de fortalecimento para a segurança do paciente. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, v. 8, p. e4889-e4889, 2021.
SCHMIDT, Clenise Liliane; DE SOUZA, Alcione Oliveira; DA SILVA, Leonardo. O uso de metodologias ativas e tecnologias para a educação inovadora na área da saúde: revisão integrativa. Conjecturas, v. 22, n. 5, p. 753-767, 2022.
WEBER, Lidia Catarina et al. Metodologias ativas no processo de ensino da Enfermagem: Revisão Integrativa. 2019.