DIALOGANDO COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE DIREITO NA REGIÃO CENTRO-SUL CEARENSE

ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Fernando Menezes Lima Universidade Regional do Cariri - Urca - Campus de Iguatu -CE
  • Antonio Géssio Ferreira de Lima
  • Fernando Tavares da Cunha
  • Pedro Bernardino Farias de Souza

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar as ações desenvolvidas no Projeto Direitos Humanos na Escola: educação em direitos humanos no ensino médio do município de Iguatu (CE) nos anos de 2020 e 2021. Tal ação de extensão universitária foi executada durante o período de pandemia da Covid 19, para alunas e alunos de turmas do Ensino Médio de escolas da rede estadual no município de Iguatu/CE. A aplicação das atividades ocorreu de forma virtual mediante a realização de leitura da literatura, pesquisa, planejamento, discussão, participação em eventos, produção escrita de textos dissertativos, criação de materiais com conteúdo informativo, criação de Instagram e WhatsApp para socialização, e a aplicação direta pelo meet em sala de aula. Realizou aulas síncronas nas escolas e finalizou-se com a elaboração de cartilhas que poderão ser utilizadas como material didático pedagógico pelos professores (as). A autoavaliação era uma ação permanente do projeto nas reuniões realizadas semanalmente com o grupo. Os resultados indicam que o projeto foi bem-sucedido, pois auxiliou os estudantes do ensino médio compreenderem melhor os direitos humanos e fundamentais, e aos extensionistas proporcionou uma ressignificação da teoria aplicada na prática, por conseguinte uma formação profissional mais engajada com os problemas sociais.

Author Biography

Fernando Menezes Lima, Universidade Regional do Cariri - Urca - Campus de Iguatu -CE

Departamento de Direito - curso de Direito do Campus Avançado de Iguatu-CE

Published

2023-10-17

Issue

Section

Direitos Humanos e Justiça