USO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Alécia Araújo Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Rosely Santos Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Alédna Brito Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Ana Domingos Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Ana Ferreira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Anderson Sampaio Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Andreza Borges Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Antonio Sidrim Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Antonia Moreira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Beatriz Nascimento Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Bianca Marcelino Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Bruna Paz Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Cicero Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Cinthia Calou Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Edilmara Gondim Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Edyeuza Cordeiro
  • Gerliane Leite Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Ives Esmeraldo Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • João Neto Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Kauanny Santos Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Larissa Ribeiro Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Larissa Lima Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Márcia Gomes Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Maria Bezerra Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Maria Figueiredo Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Maria Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Martiliana Ferreira
  • Melina Costa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Nathalia Soares Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Paula Souza
  • Queila Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Raquel Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Raquel Sampaio Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Samires Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Silvânia Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Yvinna Machado Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palavras-chave:

Adolescente, Enfermagem, Instituições Acadêmicas, Saúde

Resumo

Diante da pandemia da COVID-19 as atividades acadêmicas presenciais foram suspensas, a fim de seguir as determinações governamentais e as orientações das organizações de saúde. Esse estudo objetiva relatar a experiência de membros de um projeto de extensão no uso de plataformas virtuais para o desenvolvimento de ações durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo, realizado no período de abril a dezembro do ano de 2021, pelos membros do projeto de extensão Saúde na Escola: adolescer com saúde, da Universidade Regional do Cariri, localizada no município de Crato, Ceará, Brasil. Estima-se que durante o ano de 2021, trezentos e seis (306) pessoas foram beneficiadas. As plataformas virtuais utilizadas para manter a continuidade das atividades de extensão  foram o Google Meet, Canva, Instagram e WhatsApp. A percepção geral sobre o uso dessas plataformas foi bastante positiva, tendo em vista que essa estratégia possibilitou a continuidade das ações de extensão, as quais foram bem recebidas não somente pelos membros, mas pelo engajamento do público através dos eventos e interação nas redes sociais. O uso das plataformas virtuais viabilizou a execução de todas as atividades planejadas para o ano de 2021, sendo considerada uma estratégia eficaz para o desenvolvimento das ações de extensão. 

Referências

AÇÕES de extensão da UNILA migram para o ambiente virtual para driblar a pandemia. UNILA, 2021. Disponível em: <https://portal.unila.edu.br/noticias/acoes-de-extensao-da-unila-migram-para-o-ambiente-virtual-para-driblar-a-pandemia-1>. Acesso em: 16 nov. 2022.

ALVES, M. V. A. et al. Ensino remoto no período de pandemia: dificuldades apontadas pelos docentes quanto ao uso de mídias digitais. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, 2021. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.23889>. Acesso em: 16 nov. 2022.

FERREIRA, M. da S; NOGUEIRA, E. B. de A.; MONTEIRO, K. B. F. de S. O ensino remoto: percepções de professores e famílias de crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Imperatriz/MA. In: LACERDA, T. E.; GRECO JUNIOR, R. (org.). Educação remota em tempos de pandemia: ensinar, aprender e ressignificar a educação [livro eletrônico]. 1 ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/601699/2/Editora%20BAGAI%20-%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Remota%20em%20Tempos%20de%20Pandemia.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2022.

FISTAROL, C. F. da S.; SILVEIRA, E. L.; FISCHER, A. COVID-19 e uso de plataformas digitais: reverberações da sala de aula do espaço físico para o virtual. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.15158. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15158>. Acesso em: 04 nov. 2022.

GÓES, C. B.; CASSIANO, G. O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.46902/2020n2p107-118. Disponível em: <https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/533>. Acesso em: 03 nov. 2022.

KRUPP, C. G.; DORNELES, M. P. O uso de plataformas virtuais para dialogar sobre a educação sexual, uma opção viável em tempos de pandemia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 7, 2020, Maceió-AL. Anais […] Campina Grande: Editora Realize, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69177>. Acesso em: 05 nov. 2022.

LIMA, N. de J. F. et al. A utilização do Google Meet como estratégia adaptativa no ensino remoto de Biologia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 7, 2020, Maceió-AL. Anais […] Campina Grande: Editora Realize, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81090>. Acesso em: 05 nov. 2022.

MOURA, J. Projeto de extensão utiliza plataformas digitais para promover a divulgação científica em linguagem acessível. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 2022. Disponível em: <https://portal.uern.br/blog/projeto-de-extensao-utiliza-plataformas-digitais-para-promover-a-divulgacao-cientifica-em-linguagem-acessivel/>. Acesso em: 16 nov. 2022.

OLIVEIRA, J. M. M. O. As dificuldades docentes em tempos de pandemia. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. XXVI, 2020, São Paulo. Anais […] São Paulo: ABED, p.1 -10. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/58521.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2022.

OLIVEIRA, M. V. M.; COSTA, E. L. S. B.; PEREIRA, L. G. Uso da plataforma Canva como estratégia didática nas aulas de educação física durante o ensino remoto. In: ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS, VII. 2021, online. Anais [...] Campina Grande: Editora Realize. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2021/TRABALHO_EV163_MD3_SA105_ID2069_26102021203625.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2022.

RIOULT, N.; MARRON, A.; PEREIRA, T. Aulas virtuais: uma discussão sobre a interação no aprendizagem de língua estrangeira em tempos de pandemia. Signo, v. 46, n. 85, p. 108-125, 2021. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15617>. Acesso em: 16 nov. 2022.

SILVA, A. K. A. et al. Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.7, n.2, p.156-174, mai./ago. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/697/575>. Acesso em: 16 nov. 2022.

TEIXEIRA, D. A. de O. NASCIMENTO, F. L. Ensino remoto: o uso do Google Meet na pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura, v. 7, n. 19, 2021. Disponível em: <https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374/301>. Acesso em: 03 nov. 2022.

WHO.World Health Organization. Director General 's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020>. Acesso em: 03 nov. 2022.

ZIERER, M. de S. et al. Impactos da utilização de plataformas digitais para a aprendizagem de universitários durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, 2021. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20688>. Acesso em: 04 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)