AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Adolescente, Enfermagem, Instituições Acadêmicas, SaúdeResumo
As ações educativas no ambiente escolar são estratégias necessárias para a promoção da
saúde do adolescente, tendo em vista a discussão de temas relevantes e a compreensão
dos processos de saúde e doença. Desse modo, esse estudo tem como objetivo geral
relatar a experiência de integrantes de um projeto de extensão no desenvolvimento de
ações educativas para a promoção da saúde de adolescentes escolares. Trata-se de um
relato de experiência referente ao desenvolvimento das atividades do projeto de extensão
Saúde na Escola: adolescer com saúde em uma escola de ensino médio em tempo integral, localizada no município de Crato/CE, Brasil. As atividades foram realizadas no
período de abril a novembro do ano de 2022 e estima-se que quatrocentos e cinco pessoas
foram beneficiadas. Realizou-se oito ações, sendo quatro efetivadas no primeiro semestre
e quatro no segundo semestre do ano letivo. As temáticas definidas foram: gravidez na
adolescência; métodos contraceptivos; prevenção a ISTs e gênero e sexualidade. As
metodologias ativas utilizadas foram: roda de conversa; criação de mapas mentais em
conjunto com turma de discentes; jogo de Mitos e Verdades; Dominó educativo; e
Batata-quente. Conclui-se que as ações educativas são estratégias relevantes para a
promoção da saúde dos adolescentes e que a escola é um pilar para o desenvolvimento
dessas atividades.
Referências
BATISTA, M. H. de J. et al. Atuação do enfermeiro na educação sexual na adolescência no contexto escolar / Nurse’s performance in sexual education in adolescence in the school context. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 4819–4832, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n1-327. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23078. Acesso em: 06 nov. 2022.
BRASIL. Decreto N°6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm>. Acesso em: 3 nov. 2022.
BRASIL. Lei N° 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1986. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm#:~:text=Art.,%C3%A1rea%20onde%20ocorre%20o%20exerc%C3%ADcio> . Acesso em: 07 nov. 2022.
BUBADUÉ, R. de M. et al. Ações educativas com adolescentes sobre a prevenção da COVID-19: relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 12, p. e27, 2022. DOI: 10.5902/2179769269588. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/69588. Acesso em: 7 nov. 2022.
CAMPOS, H. M. et al. Diálogos com adolescentes sobre direitos sexuais na escola pública: intervenções educativas emancipatórias!Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v.13, n.3, p.1-16, jul./set. 2018. Disponível em: <http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3107/1991>. Acesso em: 07 nov. 2022.
CASTRO JÚNIOR; A. R de; OLIVEIRA, M. A.; SILVA, M. R. F. da. Promovendo educação em saúde com adolescentes: estratégia didática e experiência discente. Saúde em Redes, v. 5, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p175-184. Disponível em: <http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/2278>. Acesso em: 07 nov. 2022.
FEGADOLLI , C. et al. Jogos e Atividades para Adolescentes sobre Métodos Contraceptivos e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021. Disponível em: <https://caec.diadema.unifesp.br/images/cartilha_adolescentes_compressed_1.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2022.
FUMAGALLI, L. M. R. et al. Promoção da saúde no ambiente escolar: uma revisão sistemática. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 3, p. 184-200, 20 fev. 2021. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/28841>. Acesso em: 07 nov. 2022.
LUQUEZ, T. M. de S. et al. Health promotion actions in brazilian schools: an integrative review. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.12112. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12112. Acesso em: 15 nov. 2022.
MONTEZELI, J. H.; ALMEIDA, K. P. de; HADDAD, M. do C. F. L. Percepções de enfermeiros acerca das habilidades sociais na gerência do cuidado sob a perspectiva da complexidade. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, n. 0, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017048103391>. Acesso em: 06 nov. 2022.
SANTOS, R. L. dos. et al. Utilização de metodologias ativas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 1, p.01-591 jan./jun. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19081/16165>. Acesso em: 06 nov. 2022.
SILVA, D. C. da.; FRANÇA, S. B. de. O uso de mapas mentais como estratégia de ensino-aprendizagem: os impactos da pandemia da covid-19 e o consumo em questão. Anais do VII CONAPESC. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/87016>. Acesso em: 07 nov. 2022.
VIANA, J. A.; SILVA, R. B. da; ARAÚJO, A. M. V. et al. School adolescents and the health in school program: An integrative review. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28086. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28086. Acesso em: 3 nov. 2022.