ATUAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA E TERAPIA INTENSIVA EM 2021

Autores

  • Woneska Rodrigues Pinheiro Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Kyohana Matos de Freitas Clementino URCA
  • Gabriela Duarte Bezerra Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Verônica Gomes de Lima Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Paula Fernanda da Silva Ramos Universidade Regional do Cariri - URCA

Palavras-chave:

Enfermagem, Emergências, Unidade de Terapia Intesiva

Resumo

A Liga Acadêmica de Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva (LAEETI) cumpre de forma integrada os objetivos de ensino, pesquisa e extensão, e tem por princípios promover estudo de temas referentes à emergência e terapia intensiva; e desenvolver junto à comunidade atividades de caráter informativo e preventivo. Objetivou-se relatar as atividades realizadas pela LAEETI durante o ano de 2021. Em 2021, a LAEETI foi formada por 27 integrantes, 04 colaboradores e 01 coordenadora. Nas atividades realizadas no referido ano, foi alcançado cerca de 1.044 pessoas através do Instagram, 200 pessoas na Campanha do Maio Amarelo, e 115 inscritos no III Workshop de Atendimento ao Grande Queimado. Os municípios beneficiados foram principalmente: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Tauá, Limoeiro do Norte, Lavras da Mangabeira e Saboeiro. A pandemia causada pelo Covid-19, e a impossibilidade de realizar encontros presenciais, levou a LAEETI a realizar as ações remotamente. Nas atividades de ensino, foi propiciado aos ligantes maior aporte de conhecimento teórico e emergência e terapia intensiva. Na pesquisa, os integrantes da liga participaram de eventos científicos, bem como, produção de trabalhos. Na extensão, a campanha do Maio Amarelo foi realizada através das redes sociais da LAEETI, contribuindo para a disseminação dessas informações entre a população. O III Workshop de Atendimento ao Grande Queimado e Cuidados com as Lesões foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Observa-se que as ações realizadas pela liga alcançaram novos públicos, os ligantes obtiveram a oportunidade de participar de diversos eventos, e os objetivos concretizados.

Referências

CAVALCANTE, A. S. P.; VASCONCELOS, M. I. O.; LIRA, G. V. et al. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas no conhecimento na produção científica brasileira. Rev. Brasileira de Educação Médica, v.42, n.1, p.197-204, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/k7qRfT6dmKPXk4Rx49TVBQw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 nov. 2022.

COSTA, E. F.; OLIVEIRA, A. D.; FERREIRA, I. M. et al. Aulas práticas em urgência e emergência na formação do acadêmico de enfermagem-relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n.12, p.e24891210411-e24891210411, 2020. Disponívelem:https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10411. Acesso em: 07 nov. 2022.

EVANGELISTA, B. P.; EVANGELISTA, B. P.; DIAS, C. G. P. et al. Potencialidades das metodologias ativas no ensino da urgência e emergência. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, p. e257111133583-e257111133583, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33583. Acesso em: 07 nov. 2022.

PAULINO, Y. N. A.; ARAUJO, G. N. M. Atividades extracurriculares em urgência e emergência: contribuições da liga acadêmica para formação dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem da UFJF, v. 6, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/32552. Acesso em: 07 nov. 2022.

SILVA, S. A; FLORES, O. Ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Rev. Bras. Educ. Med.. v.39, n.3, p.410-425, 2015.Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/QQMLpX339cvhMq5R6TsTT9M/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)