USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO CONTINUADO DE ENSINO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Myllena Farias Gomes Universidade Regional do Cariri
  • Bianca Fernandes Marcelino UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Milton Lucas Pereira dos Santos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Jéssica Stefany de Siqueira Oliveira UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Woneska Rodrigues Pinheiro UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Palavras-chave:

Aprendizagem, Tecnologias digitais, urgência e emergência

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) ao longo do tempo passou a ser um instrumento utilizado no processo educativo e de formação. Em período pandêmico o uso desses recursos cresceu exponencialmente, permitindo a continuidade do ensino em urgência e emergência em diversas instituições. Objetiva-se descrever as atividades desenvolvidas em período pandêmico pelo programa de extensão atendimento pré-hospitalar na comunidade da universidade regional do Cariri (URCA) com a realização de eventos, workshops, lives e dentre outras ações voltada a promoção do conhecimento em emergências. A metodologia utilizada consistiu em modo geral em distribuições de tarefas organizadas e realizadas através de uma comissão organizadora composta pelos extensionistas do programa. As ações desenvolvidas beneficiaram acadêmicos e profissionais da área da saúde, comunidade em geral e extensionistas voluntários do programa. Observou-se um resultado positivo quanto ao cumprimento do objetivo proposto, o qual consistia em dar continuidade às atividades de ensino do programa mesmo em período pandêmico e com diversas limitações que estavam presentes. Conclui-se que o processo de adaptabilidade pelo programa de extensão atendimento pré-hospitalar na comunidade com o uso de instrumentos e ferramentas tecnológicas foi possível a continuação das atividades propostas por ele, resultando em disseminação de conhecimentos em temáticas de urgências e emergências para o máximo possível de pessoas. 

 

Referências

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Publicado

2024-07-02

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