DIALOGANDO COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE DIREITO NA REGIÃO CENTRO-SUL CEARENSE

ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernando Menezes Lima Universidade Regional do Cariri - Urca - Campus de Iguatu -CE
  • Gessio
  • Fernando Tavares
  • Pedro Bernardino

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as ações desenvolvidas no Projeto Direitos Humanos na Escola: educação em direitos humanos no ensino médio do município de Iguatu (CE) nos anos de 2020 e 2021. Tal ação de extensão universitária foi executada durante o período de pandemia da Covid 19, para alunas e alunos de turmas do Ensino Médio de escolas da rede estadual no município de Iguatu/CE. A aplicação das atividades ocorreu de forma virtual mediante a realização de leitura da literatura, pesquisa, planejamento, discussão, participação em eventos, produção escrita de textos dissertativos, criação de materiais com conteúdo informativo, criação de Instagram e WhatsApp para socialização, e a aplicação direta pelo meet em sala de aula. Realizou aulas síncronas nas escolas e finalizou-se com a elaboração de cartilhas que poderão ser utilizadas como material didático pedagógico pelos professores (as). A autoavaliação era uma ação permanente do projeto nas reuniões realizadas semanalmente com o grupo. Os resultados indicam que o projeto foi bem-sucedido, pois auxiliou os estudantes do ensino médio compreenderem melhor os direitos humanos e fundamentais, e aos extensionistas proporcionou uma ressignificação da teoria aplicada na prática, por conseguinte uma formação profissional mais engajada com os problemas sociais.

Biografia do Autor

Fernando Menezes Lima, Universidade Regional do Cariri - Urca - Campus de Iguatu -CE

Departamento de Direito - curso de Direito do Campus Avançado de Iguatu-CE

Downloads

Publicado

2023-10-17

Edição

Seção

Direitos Humanos e Justiça