E NA MAGIA DOS PIGMENTOS NATURAIS SURGE UMA PROPOSTA PARA AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Paulo de Tarso Soares de Arimatéia Universidade Regional do Cariri
  • Dra. Sislandia Maria Ferreira Brito universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Educação Infantil, Elementos tintórios

Resumo

Até bem pouco tempo acreditava-se que nas aulas de arte os elementos tintórios estariam reduzidos aos produtos industrializados, principalmente as tintas para aquarelas. Nessa direção, este artigo apresenta uma experiência que teve início na disciplina de artes visuais, ministrada na Especialização em Educação Infantil da Universidade Regional do Cariri-URCA. O relato dessa experiência se justifica por compreender que as crianças podem participar ativamente no processo de criação de suas próprias tintas com elementos encontrados em suas casas ou na natureza.  Assim, o objetivo desse texto é apresentar a pigmentação natural,  o processo de obtenção das tintas naturais, ampliando as possibilidades de vivências saudáveis com a pintura na Educação Infantil. Ao longo do desenvolvimento observamos a importância de exemplificar duas escolas de educação infantil que experimentam possibilidades de obtenção de tintas naturais e sua aplicabilidade nas experiências das crianças. Com esse projeto percebemos o quanto é necessário ampliar possibilidades de elementos naturais para elaboração de tintas e proporcionar para os professores novas estratégias, trazendo um novo olhar para as produções artísticas das crianças.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Soares de Arimatéia, Universidade Regional do Cariri

Especialista em Educação infantil

Dra. Sislandia Maria Ferreira Brito, universidade Regional do Cariri

Professora do Departamento de Educação, coordenadora da especialização em Gestão Escolar da URCA

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Publicado

2022-02-23