LABORATÓRIO DA CENA COWNS DE SHAKESPEARE

Entre ruas, teatros e pedagogias

Autores

  • Heloisa Helena Pacheco de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Teatro de grupo, Pedagogia do teatro, Composição urbana, Teatros e pedagogias

Resumo

 

Este artigo apresenta uma análise sobre como os Laboratórios da Cena Clowns de Shakespeare, proposta pedagógica desenvolvida pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare na cidade do Natal (RN), promove outras perspectivas sobre a cidade e sua relação com a prática teatral. Considerando meu olhar sobre esse projeto enquanto espectadora, pesquisadora e participante, trago diálogos com os conceitos de experiência de Jorge Larrosa e de composição urbana de Beatriz Medeiros e Natacha Alburquerque para tecer reflexões. Esse texto afirma a proposta como uma criação de um espaço de aprendizagem a partir do encontro e da experiência, ao invés de uma transferência de saberes acumulados entre gerações. Essa experiência permite que os participantes possam articular pensamentos, memórias e outras criações sobre o vivido, enquanto criadores e transeuntes.

 

Biografia do Autor

Heloisa Helena Pacheco de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Encenadora, crítica de teatro e pesquisadora. Licenciada em Teatro pela UFRN e mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP com pesquisas sobre vestimentas e performance. É artista no Teatro das Cabras e editora do site Farofa Crítica onde escreve periodicamente sobre teatro, dança e performance. Ambos na cidade de Natal (RN).

Downloads

Publicado

2021-12-25