JOGO ENTRE TELAS

O processo criativo do Grupo de Experimentação Cênica Virtual

Autores

  • João Vítor Zanato de Carvalho Ribeiro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Experimento cênico, Jogo, ´Processo criativo, Teatro e Educação

Resumo

O presente artigo visa relatar o processo criativo do Grupo de Experimentação Cênica Virtual, parte integrante de pesquisa para conclusão da graduação em Licenciatura em Artes Cênicas. Em decorrência das alterações causadas pelo isolamento social durante a pandemia de Covid-19, a pesquisa concretizou-se de forma remota, através do jogo entre telas, aproximando pessoas separadas fisicamente por vários quilômetros de distância. Tal artigo visa perspectivar possibilidades de resistência e de ocupação do ciberespaço, tendo em vista o campo da Pedagogia das Artes Cênicas.

Biografia do Autor

João Vítor Zanato de Carvalho Ribeiro, Universidade de São Paulo

Atualmente, é pesquisador em nível de Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).  É, também, licenciado em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CAC-ECA-USP). Em 2020, na finalização da Licenciatura, desenvolveu um TCC que reflete sobre a questão da ampliação das referências artístico culturais dos alunos a partir da prática docente no ensino das Artes Cênicas. Situa-se na área da Educação, especificamente no campo do Teatro-Educação, refletindo sobre a Pedagogia do Teatro e, mais abrangentemente, sobre a Pedagogia das Artes Cênicas.

Downloads

Publicado

2021-12-25