A ARTE DE DES/RE/CONSTRUIR PATRIMÔNIOS

debatendo intervenções em memórias e monumentos

Autores

  • Fernanda Rocha de Oliveira

Palavras-chave:

Monumentos, Patrimônio, Memória, Arte, Política

Resumo

A derrubada de uma estátua de um mercador de escravos e sua substituição por outra de uma manifestante ativista da causa negra, na Inglaterra; intervenções com tintas e pichações no monumento que ressalta bandeirantes, no Brasil. Em comum, estes casos trouxeram debates relacionados a uma disputa de narrativas e de memórias. É objetivo do presente artigo analisar processos de construção, reconstrução e destruição desse tipo de monumentos sob a ótica da sua relação com o patrimônio cultural, com a memória e os discursos de poder/resistência relacionados aos grupos sociais que os legitimam e/ou confrontam. Para isso, foi elaborado um pequeno recorrido pela literatura sobre o tema, bem como incorporados debates e matérias noticiadas em plataformas virtuais. Mediante articulação dos debates teóricos com as situações reais vivenciadas nacional e internacionalmente, foram propostas reflexões sobre os papéis da arte e da política nos processos de legitimidade social.

Biografia do Autor

Fernanda Rocha de Oliveira

Docente de Arquitetura e Urbanismo e Consultora em Patrimônio Cultural. Arquiteta e urbanista graduada pela UFPB (2011) e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN (2015). Foi membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP (2016). Atuou no projeto de atualização da Lei de Operação Urbana Consorciada Centro Histórico de Natal (2016). No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP, foi Coordenadora de Arquitetura e Ecologia (2015) e Coordenadora-Adjunta da Comissão Permanente de Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa (2011-2013). Docência em faculdades privadas de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba e Ceará desde 2017. Atualmente, é membra do Grupo de Estudos de Gênero e Cidade (GECID Cariri) e do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP), bem como pós-graduanda em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (doutorado) e em Educação do Ensino Superior (UNIJUAZEIRO). Atua principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural; educação patrimonial; centros históricos; participação social; memória e território; decolonial; administração, instrumentos e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2022-08-01