MAPEANDO A HABITAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS E ARTISTAS EM BRUSQUE (SC)

uma pesquisa artística

Autores

  • Emilli Ouriques Instituto Federal Catarinense - câmpus Brusque
  • Pedro Valentim Eccher Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8449-9464
  • Daniel Zanella dos Santos Instituto Federal Catarinense - câmpus Brusque

Palavras-chave:

Arte, espaço, artistas, cultura, cidade

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa artística realizada em Brusque (SC) como parte do projeto integrado "Habita IFC: clube de arte" do Instituto Federal Catarinense. A pesquisa analisou espaços e obras artísticas, mapeou artistas locais e discutiu questões como o papel cultural da cidade e a relação entre artistas e público. Foram catalogados 28 espaços e 36 artistas na cidade, abrangendo diversas expressões artísticas que foram as fontes de análise do artigo. A metodologia incluiu a coleta de dados e a discussão de dois eixos: as especificidades dos espaços relacionados à arte em Brusque e os movimentos de exposição dos artistas nesses espaços. O objetivo foi mapear o cenário existente e prospectar outros horizontes para compreender a relação entre arte, espaços culturais e artistas da cidade.

Biografia do Autor

Emilli Ouriques, Instituto Federal Catarinense - câmpus Brusque

Atualmente cursa Licenciatura em química no Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Química, com curso técnico na mesma área.

Pedro Valentim Eccher, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo graduado pelo Centro Universitário de Brusque, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina na área Psicologia Social e Cultura; na linha de pesquisa Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades. Integrante do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP - UFSC). Atualmente, é psicólogo clínico, coordena e participa de projetos sociais e de extensão atrelados principalmente: a produção de conhecimento científico, aos entrelaces entre arte e educação nos espaços escolares e a escuta dos sofrimentos psíquicos manifestados nesses espaços. Possui interesses de pesquisa sobre as questões de gênero, os processos de subjetivação da atualidade e as implicações da psicanálise com a cultura.

Downloads

Publicado

2024-06-29