A EXPERIÊNCIA DO REAL NO TEATRO

O medieval e o contemporâneo

Autores/as

  • GIOVANNA PAIVA Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palabras clave:

Teatros do real, teatro medieval, corpo, performance

Resumen

A pesquisa parte do estudo dos mistérios da paixão medieval e do contexto das torturas reais que o ator que interpretava Cristo era submetido com o objetivo de analisar a presença do real no teatro em um contexto que não o contemporâneo. Atualmente a ocorrência do real tem sido um elemento de destaque nas artes da cena que trabalham com aspectos performativos. Do final da década de noventa até os dias de hoje, é notável um desdobramento de espetáculos que desenvolvem cenicamente uma abordagem do real. Essa difusão provocou novos parâmetros na distinção entre realidade e ficção que influenciam a fruição estética dos espectadores do teatro. Porém, mesmo a presença do real sendo um fenômeno marcante na produção teatral nos dias de hoje, talvez não se possa restringi-la a um aspecto contemporâneo. Como aponta Erika Fischer-Lichte, o que caracteriza o teatro é a constante tensão entre realidade e ficção (Fischer-Lichte, 2013). Busca-se compreender como o real emerge na cena e qual a sua importância para o contexto das paixões medievais. Será investigado como esse deslocamento de análise pode trazer novas possibilidades de construção para as poéticas do real e sua recepção na fruição de um espetáculo teatral.

Publicado

2023-06-26