O DRAMA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Reverberações do estágio obrigatório no ensino do teatro na cidade de São Luís - MA

Autores/as

  • Ronaldy Matheus Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Areias de Oliveira

Palabras clave:

educação infantil, formação de professores, Drama

Resumen

Apresentamos neste ensaio uma escrita a quatro mãos interessada em refletir sobre as possibilidades do drama na educação básica, tendo como recorte o contexto de São Luís do Maranhão. Além de realizar uma breve revisão sobre o drama e suas leituras no Brasil, apresentamos o campo de estágio no ensino infantil na referida cidade. Neste percurso, discutimos o lugar do ensino de arte na formação dos profissionais em educação, refletindo sobre currículos de cursos superiores de pedagogia e a inserção de licenciados em teatro na educação infantil. Reconhecemos na narrativa da experiência reflexiva, um espaço profícuo para pensarmos a ação docente e as implicações práticas de referenciais teóricos em contexto de atuação diversos. Colocamos luz sobre a experiência regional, com o intuito de exercitarmos, na escrita, um olhar distanciado, capaz de refletir implicações de drama e suas especificidades no contexto do estágio obrigatório no segmento da educação infantil.

Biografía del autor/a

Fernanda Areias de Oliveira

Possui bacharelado em Artes Cênicas- Habilitação Direção Teatral pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro , Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Candido
Mendes, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado
Solos Maranhenses na Universidade de Lyon II, França. É professora Adjunta I no Curso de
Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão, onde coordena o Grupo de
Pesquisa Laboratório de Tecnologias Dramáticas (@labtecdrama). Professora do Mestrado
Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (UFMA), na linha de pesquisa Expressões e
Processos Socioculturais e coordena o Mestrado em Artes Cênicas (UFMA). Tem
experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos
seguintes temas: arte tecnologia e educação, intermedialidade, pedagogia do teatro e cena
contemporânea. É diretora de teatro com atuação no Brasil e na França.

Publicado

2023-06-26