PROVOCAÇÕES DE UM EDUCADOR-ARTISTA SOBRE O CAPÍTULO DOIS DA PARTE II DO LIVRO “A ANÁLISE DOS ESPETÁCULOS” DE PATRICE PAVIS.
Palabras clave:
Pavis, voz, música, ritmo., educador-artistaResumen
O referido artigo parte de um estudo reflexivo, que inicia e se amplia na disciplina Musicalidade na cena e no texto teatral, componente curricular optativa do Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre-UFAC, que tem por objetivo ampliar os conhecimentos e práticas em/na leitura de textos teatrais e/ou musicais, propondo a observação de obras artísticas, os estudos, teorias e a reflexão de como se dá o contexto das obras, a importância, o impulso, a formatação, as ideias, as montagens etc. Nesse trabalho, será refletida e problematizada o que é a voz, a musicalidade e o ritmo no texto, no corpo do ator/atriz na perspectiva, sobretudo de Patrice Pavis (2003) que é para a pesquisa, um impulso, adentrando as profundezas dos conceitos, referências e exemplos. Portanto, pretendo com este trabalho, não determinar e nem conceituar de forma hermética a voz, a música e o ritmo como únicas possibilidades, mas problematizar seus conceitos que estão ligados na pesquisa a obra teatral e ao trabalho do/da ator/atriz.