O CONCEITO DE HETEROTOPIA E OS FILMES PERNAMBUCANOS CONTEMPORÂNEOS

Autores/as

Palabras clave:

Cinema, Pernambuco, Recife, heterotopia, paisagem

Resumen

Neste artigo, iremos discorrer sobre o conceito de heterotopia, presente nos filmes pernambucanos contemporâneos, visando compreender a representação fílmica das diversas paisagens naturais e culturais que fazem parte do estado de Pernambuco, através da análise de material bibliográfico e filmes relacionados. A pesquisa parte do estudo do cinema mundial, em acordo com Costa (2008), a fim de compreender os conceitos fundamentais da sétima arte. O estudo dá ênfase no audiovisual pernambucano, buscando compreender sua história, produções e afetos, utilizando filmes pernambucanos e o material bibliográfico referente a Recife cinemática representada em Amarelo Manga (Cláudio Assis, 2003) e Febre do Rato (Cláudio Assis, 2011), estudada a partir da visão de Gomes Jr. (2016), bem como a brodagem no cinema em Pernambuco, estudada por Nogueira (2014).

Biografía del autor/a

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamentode Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte­ UFRN. Possui Pós ­Doutorado (2012­-2013) em Cinema pelo International Institute­ University of California at Los Angeles­ UCLA, USA; Doutorado (2001) e Mestrado (1993) em Media Studies pela University of Sussex ­Inglaterra; Graduação (1986) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco ­UFPE.

Publicado

2023-06-26