“VEM ANDAR E VOA!”
Processos e narrativas de uma oficina de perna de pau
Palabras clave:
Circo, mulheres, feminismo, perna de pau, teatro.Resumen
O presente artigo pretende compartilhar reflexões, experiências vivenciadas e processos metodológicos de
ensinoaprendizagem desenvolvidos durante a oficina de perna de pau “Vem Andar e Voa!”, aplicada com
mulheres do Coletivo “O Circo Tá na Rua”, em São Luís – MA. Para tanto, farei uma breve abordagem do
histórico da perna pau, ampliando conhecimentos sobre essa técnica no contexto circense e teatral, assim
como discutindo o seu uso na obtenção de potencial artístico e educativo. Além de descrever os
processos ocorridos durante a oficina e refletir sobre as metodologias do circo e do teatro na promoção de
um melhor aprendizado das artes cênicas, verificarei também o potencial da perna de pau como
instrumento de emancipação humana. Analisarei, também, as discussões em torno da perna de pau, na
perspectiva da aprendizagem e da utilização dessa modalidade por mulheres. Fundamentarei essas
reflexões utilizando referências como: Mario Fernando Bolognesi, Viola Spolin, Marco Antônio Coelho
Bortoleto, Simone de Beauvoir, entre outros, para compreender a eficiência da utilização dessas
metodologias como base para o ensino e a melhor aplicação no desenvolvimento dos corpos dessas
mulheres.