O Cheiro da Lycra

A construção cênica a partir das memórias em narrativas biográficas

Autores/as

  • Hellen Karoline Lima Ferreira URCA

Palabras clave:

Memórias Pessoas, Teatro, O Cheiro da Lycra, Para Todas as Flores, Narrativas Biográficas

Resumen

Essa escrita é uma reflexão sobre processos criativos que se utilizam das memórias pessoais em narrativas biográficas, tendo como principal objeto de estudo o espetáculo O Cheiro da Lycra, apresentado pela companhia Alysson Amancio, grupo fundado em 2006 na região do Cariri. Essa encenação foi desenvolvida no Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes, e teve como um dos objetos de construção cênica, as memórias pessoais do ator. No espetáculo, Alysson Amancio retrata momentos da sua vida, como o desafio de crescer fora das expectativas da sociedade e, sobretudo, de sua família. Na peça, fica nítido que se trata das vivências do ator, pois nela, ele menciona o próprio nome e interpreta diferentes fases da sua vida, usando bastante suas emoções para retratar cada processo de amadurecimento em sua trajetória.
A finalidade desse trabalho é abordar a metodologia de produção teatral desenvolvida pela artista Wiarlley de Almeida Barros, fazendo uma abordagem de como essa técnica - que tem como objeto as memórias pessoais do artista - é aplicada no espetáculo O Cheiro da Lycra, a fim de entender a sua relevância no processo de construção cênica e na profundidade emocional das cenas.
O método utilizado para desenvolvimento dessa pesquisa foi a partir da leitura do texto biográfico Memória como metodologia para construção cênica (BARROS, 2010). A partir da leitura desse texto, fui atrás de compreender mais acerca dessa técnica assistindo ao respectivo espetáculo, e assim, fui capaz de entender melhor sobre a utilização dessa metodologia nas cenas teatrais.
Por fim, essa pesquisa visa abordar como são utilizadas as memórias pessoais do ator nos processos de produções teatrais, que permitem um aprofundamento mais íntimo e genuíno do artista com a cena realizada, a fim de tornar as cenas dramatúrgicas mais pessoais e autênticas.

Publicado

2024-12-26

Número

Sección

Resumos expandidos Semana de Teatro