TEATRO E RACISMO EM SALA DE AULA:

POR UMA ANÁLISE DE QUARTÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores/as

  • JOSE JESUS RODRIGUE SILVA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Palabras clave:

Teatro, Racismo, decolonialidade.

Resumen

Uma pessoa branca pode adentrar nas discussões acerca de raça/racismo em sala de aula? Esse texto buscar responder a essa questão por meio das reflexões de um professor branco, cisgênero e heterossexual que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o componente curricular de Arte/Teatro. Ao longo de um processo de reflexão, procurei meios para direcionar minha prática pedagógica numa perspectiva antirracista. Para direcionar esse pensamento, diversos autores contribuíram para fundamentar o pensamento sobre a responsabilidade de todos no combate ao racismo.  As palavras tecidas nesse documento têm como objetivo gerar debates e reflexões sobre a importância do Teatro na discursão, reflexão e denúncia do racismo em sala de aula.

Biografía del autor/a

JOSE JESUS RODRIGUE SILVA, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação (2017); Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES); Atualmente é professor de 1 ano 5 ano da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

Publicado

2024-12-26

Número

Sección

Resumos expandidos Semana de Teatro