APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ POÉTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS NA WEB

Autores/as

  • Andréia Aparecida Paris universidade Regional do Cariri
  • Luiz Daniel Lerro Universidade Federal de Rondônia
  • Luciano Flávio de Oliveira Universidade Federal de Rondônia

Palabras clave:

Dossiê, Poéticas artístico-pedagógicas na web, Arte, Corpo

Resumen

O Dossiê Poéticas artístico-pedagógicas na web nasceu a partir do evento de mesmo nome, realizado nos meses de junho e julho de 2022, realizado pelo PAKY’OP (Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e NIPA (Núcleo Interdisciplinar de Poéticas Artísticas) da Universidade Regional do Cariri (URCA) . Idealizava-se reunir profissionais que trabalham/trabalharam com criações cênicas, poéticas e/ou técnicas corporais em cursos de formação para artistas da cena (níveis técnico, bacharel e licenciatura) em institutos certificadores da rede de ensino pública, estadual e federal para expor e debater como desenvolveram e desdobraram suas práticas dentro das condições disponíveis no período pandêmico. Foi divido em duas partes módulo 1: Corpos que Encorpame e o Módulo 2: Espaços que (Des)Virtuam e participaram predominantemente pesquisadores e pesquisadoras das regiões norte e nordeste. Os trabalhos publicados têm dois formatos: a transcrição de algumas falas e artigos. Espera-se que o dossiê potencialize trabalhos, pesquisas, contribua em discussões, encorpe cenas e (des)virtuem o fazer teatral, pluralizando ainda mais a arte. 

Biografía del autor/a

Andréia Aparecida Paris, universidade Regional do Cariri

Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa "Linguagem, Corpo e Subjetividade". Bacharel em interpretação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2005. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2010. Pesquisa na área da composição e percepção do ritmo no trabalho do ator e da atriz na cena teatral.

Estudos de interesse: palhaçaria; Arte Sonora

Luiz Daniel Lerro, Universidade Federal de Rondônia

Artista Docente do Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Rondônia e professor do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado, Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Doutorado em Estudos Teatrais pelo Departamento de Musica e Espetáculo - Universidade de Bolonha (UNIBO) - e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2013). Mestrado em Teoria e Cultura da Representação pela Universidade de Bolonha, Faculdade de Letras e Filosofia, Departamento de Musica e Espetáculo (DAMS), Itália (2008). Possui graduação em Educação Artística, Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (2003). Ator com formação no Curso Técnico de Formação de Atores-Teatro Universitário da UFMG, atuando como pesquisador, principalmente, nos seguintes temas: Técnicas e Poéticas Corporais; Performance; Matrizes Corporais Afro-Brasileiras e Pedagogias Transculturais. Fundou, em 1996, a Cia. Acômica, grupo teatral mineiro que realizou espetáculos teatrais e pesquisas no campo de educação-formação do ator. Foi Coordenador do Programa Mobilidade Estudantil Andifes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de 2016 a 2017. É Líder do PAKYOP Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade: práxis, reflexões e poéticas contemporâneas. Atuou como Chefe do Departamento de Artes da UNIR entre 2014 e 2016.

Luciano Flávio de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor e Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em História da Cultura e da Arte pela FAFICH/UFMG. Bacharel em Artes Cênicas - com habilitação em Direção Teatral - pela Universidade Federal de Ouro Preto. Nesta mesma universidade atuou como professor substituto do Curso de Artes Cênicas (Licenciatura e Bacharelado). Coordenou o Programa de Extensão DArtes [Em]Cena: Teatro, Política Sociedade, entre 2018 e 2022. Coordena o projeto de extensão Trupe dos Conspiradores: pesquisa e prática em encenação e em atuação e o evento de extensão Mostra de Encenações do DArtes/UNIR. Coordena o projeto de pesquisa Poéticas contemporâneas da encenação: do convívio ao tecnovívio no teatro, no teatro de formas animadas e na sala de aula. Colaborador externo do FILOCyT 22-035 (Projeto Las mujeres históricas y sus vínculos con el poder en las construcciones escénicas desde 2010 hasta la actualidad), coordenado por Jimena Cecília Trombetta, no Instituto de Artes del Espectáculo (IAE) da Universidad de Buenos Aires (UBA). Membro do PAKYOp - Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade: práxis, reflexões e poéticas pedagógicas, certificado pelo CNPq. Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), que tem sede em Nova Iorque. Tem experiência na área de Teatro e Artes, com ênfases em Encenação, Atuação, Improvisação, Teatro de Formas Animadas, Produção Teatral e Gestão Cultural.

Publicado

2024-06-29

Número

Sección

Dossiê Temático