ESPAÇO COMO ELEMENTO NO CONTEXTO DA NARRATIVA FÍLMICA

Autores/as

  • Pedro Henrique Figueiredo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Helena Braga e Vaz da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palabras clave:

Cinema de fluxo, Espaço, Sertão, Meio Urbano

Resumen

Este trabalho estabelece uma mediação entre os conceitos da geografia e temas que contemplam o cinema brasileiro contemporâneo. Pretende-se discorrer sobre o significado de espaço e o seu papel na construção da narrativa fílmica usando por base a representação do sertão nordestino. O cenário posto aqui é a relação cinemática entre o realismo sensorial, trabalhado pelo diretor Karim Aïnouz em seu filme O Céu de Suely (2006), e o sertão, o qual reflete aspectos conciliativos entre a modernização e a globalização do espaço urbano sertanejo, associado ao sentimento nômade de não pertencimento.

Biografía del autor/a

Pedro Henrique Figueiredo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de bacharelado em Design na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação, onde desenvolve estudos na área de cinema e representação do espaço. Possui interesse em áreas como: história e teoria do cinema e do audiovisual; estudos pautados no cinema brasileiro; estudos pautados no desenvolvimento do cinema asiático; representação do espaço geográfico cultural; geografia fílmica.

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui Pós-Doutorado (2012-2013) em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles - UCLA, USA; Doutorado (2001) e Mestrado (1993) em Media Studies pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação (1986) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Publicado

2021-12-25