DISTOPIAS E HETEROTOPIAS EM DIVINO AMOR

Autores/as

  • Leonardo Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Helena Braga e Vaz da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Cinema, Espaço, Distopia, Heterotopia

Resumen

Este estudo é uma análise crítica sobre a relação entre os conceitos de distopia e heterotopia no cinema brasileiro contemporâneo. Nosso objetivo é analisar as representações do espaço fílmico-narrativo em face das concepções distópicas e heterotópicas no atual contexto da produção cinematográfica em Pernambuco. Para tanto, abordamos o filme de ficção científica Divino Amor (2019), do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, destacando a presença de elementos simbólicos, alegóricos e distópicos em seu espaço narrativo.

Biografía del autor/a

Leonardo Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Deart-UFRN). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação, onde desenvolve estudos na área de cinema e representação do espaço. Tem interesse nos seguintes temas: teatro e dramaturgia; cinema e teatro; cinema e representação do espaço. E-mail: leeo.meds@gmail.com

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui Pós-Doutorado (2012-2013) em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles - UCLA, USA; Doutorado (2001) e Mestrado (1993) em Media Studies pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação (1986) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Publicado

2022-02-23