BAGAGEM ESCOLAR

O estágio supervisionado e o papel da experiência do educando no ensino de Artes Visuais

Autores/as

  • Ana Clara Santos Oliveira Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Tharciana Goulart da Silva Professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais (DAV-UDESC)

Palabras clave:

Estágio curricular supervisionado em Artes Visuais, Relato de Experiência, Bagagem escolar, Pedagogia engajada, Pensamento crítico

Resumen

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da valorização da experiência individual do educando na educação básica em artes visuais, e em como ela pode ser norteadora para a prática pedagógica. A partir da atuação de estágio supervisionado com uma turma de 7º ano no Colégio Aplicação (CA - UFSC), decorrente da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC), surgiu a problemática de como engajar o educando no conteúdo da aula de artes visuais a partir de suas vivências pessoais. Para exercitar o pensamento, foi criado o conceito de bagagem escolar, no qual entendemos que aquilo que os educandos levam para a escola vai muito além de materiais escolares, expandindo-se para experiências que os transformam como pessoas.

Biografía del autor/a

Ana Clara Santos Oliveira, Universidade Estadual de Santa Catarina

http://lattes.cnpq.br/0713900468127226

Tharciana Goulart da Silva, Professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais (DAV-UDESC)

Publicado

2023-12-20 — Actualizado el 2024-02-19