REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSIINO DAS ARTES VISUAIS NO CARIRI CEARENSE
Um estudo de caso
Keywords:
Arte, educação, ensino remoto, experiência.Abstract
O presente artigo é resultado da experiência de Estágio Supervisionado em Ensino das Artes Visuais IV, na
região do Cariri cearense, que teve início em fevereiro de 2020, de maneira presencial, mas devido à
pandemia e o período de quarentena em março, entrou em pausa, retornando em novembro do mesmo
ano, de forma remota. Esse processo inspirou a necessidade de compreender melhor a situação
educacional e dentro desse momento objetivouse analisar a atuação do corpo docente nesse período tão
atípico na educação. Para tanto, além da observação, foi elaborado um questionário focado na experiência
do professor supervisor da escola que estava atuando no ensino remoto, de modo a propiciar uma maior
compreensão da experiência docente nesse período. Através da experiência que vivi, foi possível perceber
as relações que foram estabelecidas perante estudantes, professores e gestores em um período tão crítico,
não somente para a educação regional, mas para a educação nacional em sua totalidade