O ATO CRIADOR COMO PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA E DECOLONIAL

Authors

  • Sávio Farias UFBA/URCA
  • Adolfo Albán Achinte Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Cauca (Colômbia).

Keywords:

ato criador, pedagogia emancipatória, pedagogia decolonial

Abstract

Este texto apresenta o mito da racionalidade criado pelo ocidente europeu como uma marca simbólica da colonialidade a partir dos seus ideais de certeza, segurança e êxito como operadores das bases dos sistemas educacionais e, consequentemente, dos sistemas artísticos. Nesse sentido, são exploradas estratégias para enfrentar o colonialismo reconhecendo os medos, a incerteza, os erros e a instabilidade como componentes da vida social. O ato criador, inseparável da vida e encontrado nas sabedorias populares e suas produções materiais e espirituais, é sugerido como um conjunto de expressões autênticas e criativas das comunidades latino-americanas que quando se atualizam e se renovam invocam contranarrativas para a racionalidade colonial e criam possibilidades de emancipação pedagógica e decolonial.

Author Biography

Adolfo Albán Achinte, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Cauca (Colômbia).

Licenciado em Belas Artes, Mestre em Comunicação e Desenho Cultural, Doutor em Estudos Culturais Latinoamericanos. Professor do Departamento de Estudos Culturais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Cauca (Colômbia).

Published

2024-06-29