MULHERES BRASILEIRAS E A ÉCOLE DE PARIS

da legitimação artística através dos salões

Autores

  • Madalena Zaccara UFPE

Palavras-chave:

decolonização, mulheres artistas, École de Paris, Salões

Resumo

A École de Paris foi um espaço de trocas e produção artística, gerado pela intensa movimentação que aconteceu em Paris no início do século XX. A presença da mulher artista na École de Paris foi tolerada, mas não respeitada. Resgatar informações sobre as mulheres que também participaram daquele momento, principalmente as provenientes de eixos não hegemônicos, é renovar o olhar, trazer luz a uma parte da história ainda pouco ou nunca contada. No texto, refletimos sobre os Salões artísticos franceses, como instância de identificação e legitimação da mulher artista brasileira no período da modernidade compreendido como École de Paris.

Biografia do Autor

Madalena Zaccara, UFPE

Madalena Zaccara é bacharel em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco e bacharel em Direito pela Universidade Católica. Ela tem doutorado em História da Arte pela Université Toulouse II, França, com bolsa CAPES e pós-doutorado pela Escola de Belas Artes da Universidade de Porto, Portugal, também como bolsista CAPES. É professora do Departamento de Teoria da Arte da Universidade Federal de Pernambuco, onde ensina no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE-UFPB. Atualmente atua como professora visitante e pesquisadora no CEAQ, Sorbonne, França, também como bolsista CAPES. Madalena Zaccara é líder do grupo de pesquisa Arte, cultura e memória, cadastrado no CNPQ. Ela tem vários livros, artigos e capítulos de livros publicados e é coeditora da revista CARTEMA do PPGAV. Contato: madazaccara@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-05-12