REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSIINO DAS ARTES VISUAIS NO CARIRI CEARENSE

Um estudo de caso

Autores/as

  • Gesica Natamniele Nogueira Tavares Universidade Regional do Cariri

Palabras clave:

Arte, educação, ensino remoto, experiência.

Resumen

O presente artigo é resultado da experiência de Estágio Supervisionado em Ensino das Artes Visuais IV, na
região do Cariri cearense, que teve início em fevereiro de 2020, de maneira presencial, mas devido à
pandemia e o período de quarentena em março, entrou em pausa, retornando em novembro do mesmo
ano, de forma remota. Esse processo inspirou a necessidade de compreender melhor a situação
educacional e dentro desse momento objetivou­se analisar a atuação do corpo docente nesse período tão
atípico na educação. Para tanto, além da observação, foi elaborado um questionário focado na experiência
do professor supervisor da escola que estava atuando no ensino remoto, de modo a propiciar uma maior
compreensão da experiência docente nesse período. Através da experiência que vivi, foi possível perceber
as relações que foram estabelecidas perante estudantes, professores e gestores em um período tão crítico,
não somente para a educação regional, mas para a educação nacional em sua totalidade

Biografía del autor/a

Gesica Natamniele Nogueira Tavares, Universidade Regional do Cariri

Artista visual, professora e pesquisadora da área de Artes Visuais. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri.

Publicado

2022-09-14