O Portal de Revistas Eletrônicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) é um projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com o SEER. Esse projeto visa a democratização e o livre acesso às pesquisas desenvolvidas e proporcionar acesso direto à comunicação científica, bem como investir na melhoria dos periódicos da Instituição.

Para acessar as revistas do Portal clique nos links abaixo ou, se preferir, faça uma busca a partir do assunto/palavras-chave de seu interesse utilizando o campo "Pesquisa".

Revistas

  • Revista Kariri

    A Revista Kariri é uma revista de fluxo contínuo vinculada aos Centros Acadêmicos de Ciências Sociais, Geografia, História e Letras da Universidade Regional do Cariri- Urca. A revista tem por objetivo, compartilhar e difundir os trabalhos e pesquisas produzidas no ambiente acadêmico e os conhecimentos produzidos nas áreas das Ciências Humanas e Educação.

  • Revista Direito & Dialogicidade

    A Revista eletrônica Direito & Dialogicidade, ISSN 2178-826X, (abrevia-se Rev. Dir. Dialog.), nasceu da necessidade de um periódico científico para divulgação de pesquisas, estudos e experiências de profissionais da área do Direito e ciências afins, e, em particular, promover e estimular a pesquisa e a publicação científica de docentes e discentes do Departamento de Direito da Universidade Regional do Cariri - URCA e de outras instituições de ensino superior.


    Atualmente está indexado nas seguintes bases de dados:


    Indexadores nacionais
    DIADORIM - diadorim.ibict.br
    OASISBr - https://oasisbr.ibict.br/vufind/
    LivRe - https://livre2.cnen.gov.br/Inicial.asp
    Sumários.org - www.sumarios.org
    Portal SEER/OJS - www.seer.ibict.br


     

    Indexadores internacionais
    LATINDEX - www.latindex.unam.mx
    RCAAP - http://www.rcaap.pt
    La Referencia - https://www.lareferencia.info/pt/
    ResearchBible - www.researchbib.com


    Diretório Luso-Brasileiro 


    Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br

  • Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente

    Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente tem como missão contribuir para o debate teórico e a difusão das pesquisas em História e áreas afins, bem como democratizar o acesso ao conhecimento científico.


    Podem publicar graduados, estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu (mestrado e doutorado), mestres e doutores.


    Estudantes da graduação podem ser coautores, não podem submeter como primeiro autor. 


    Sertão História é um períodico semestral, eletrônico, do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA, da Universidade Regional do Cariri. 


    A revista aceita artigos, resenhas, transcrições, em fluxo contínuo, em temas livres e nos dossiês temáticos.  


    ISSN  2764-3956


    Indexadores: Latindex , Diadorim, Livre, Latin Rev. 


    As normas para submissão estão no link submissões.  


    Sertão, um "outro" geográfico:


    "Na verdade, o sertão não é um lugar, mas uma condição atribuída a variados e diferenciados lugares. Trata-se de um símbolo imposto – em certos contextos históricos – a determinadas condiç­ões locacionais, que acaba por atuar como um qualificativo local básico no processo de sua valoração. Enfim, o sertão não é uma materialidade da superfície terrestre, mas uma realidade simbóli­ca: uma ideologia geográfica. Trata-se de um discurso valorativo referente ao espaço, que qualifica os lugares segundo a menta­lidade reinante e os interesses vigentes neste processo. O objeto empírico desta qualificação varia espacialmente, assim como variam as áreas sobre as quais incide tal denominação. Em todos os casos, trata-se da construção de uma imagem, à qual se asso­ciam valores culturais geralmente – mas não necessariamente – negativos, os quais introdu­zem objetivos práticos de ocupação ou reocupação dos espaços enfocados".


    In: Antonio Carlos Robert Moraes, «O Sertão»Terra Brasilis [Online], 4 - 5 | 2003, posto online no dia 05 novembro 2012, consultado o 14 dezembro 2023. URL: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/341; DOI: https://doi.org/10.4000/terrabrasilis.341

  • Revista de Extensão da URCA

    A Revista de Extensão da URCA é o periódico da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Universidade Regional do Cariri - URCA (Proex/URCA) com publicação semestral dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional.


    Objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências/resultados extensionistas desenvolvidas pelas Universidades e espaços não formais e suas repercussões, o intercâmbio de práticas buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais.


    ISSN: 2764-1872

  • Revista Cidade Nuvens

    Revista Cidade Nuvens é um periódico eletrônico sobre Arte, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri / Crato-CE. O nome é em homenagem ao ex-reitor da URCA, o sociólogo Plácido Cidade Nuvens, um entusiasta que contribuiu muito para a criação dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Teatro da universidade.


    Revista Cidade Nuvens intenciona ser um canal de propagação de publicações acadêmicas de pesquisadores e pesquisadoras nas áreas das Artes. Sua edição inaugural foi lançada em maio de 2020, numa cerimônia online, com as presenças virtuais de autores, autoras e artistas visuais que contribuíram com o primeiro número. O periódico abrange Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Performance, Artes Audiovisuais e Circenses contemplando experiências, pesquisas e criações artísticas realizadas, principalmente, na Academia.


    Revista Cidade Nuvens aceita manuscritos inéditos para as seções: Artigos,  Alvorecer, Desdobramentos e Ensaios Visuais. Em alguns números, o periódico lança Dossiês com temáticas que tem interesse em publicar, denomindas Dossiê Temático para textos e Imagens Dossiês para trabalhos artísticos. 


    Perfil de cada seção:


    Artigos: Seção destinada aos artigos inéditos que abordem qualquer temática do universo das Artes, escrito por aqueles e aquelas que estão ou terminaram a pós-graduação (especualização, mestrado, doutorado)


    Alvorecer: Seção dedicada a trabalhos com temática livre de pesquisadores e pesquisadoras iniciantes, que se inseren nas categorias: 1. Estudantes de graduação e iniciação científica, cujas obras devem ser assinadas junto ao orientador e orientadora.  2. Graduados e graduadas, com textos assinados junto com a orientação ou outro/a autora mestre e/ou doutora.


    Desdobramentos: Seção dedicada aos mais variados formatos de textos (resenhas, traduções, entrevistas, ensaios críticos) sobre Arte e ensaios visuais*. Todos os trabalhos devem ser inéditos.


    *Os ensaios visuais podem ser uma imagem ou uma série (máximo de 8) inéditas e estarem organizadas num documento em PDF (máximo de 2 Mb) seguidas umas das outras. Acompanhada dos seguintes textos: 1. para publicação junto à obra (opcional): texto livre com o máximo de 5 linhas. 2.Resumo: mesmas regras da submissão de artigos. 3. Defesa da obra (material será usado para a avaliação da imagem): mínimo de 1 lauda com justificativa (descrição de materiais, conceitos). Caso seja aprovada a submissão, os/as autoras deverão posteriormente enviar o mesmo conjunto de imagens com resolução de 300 dpi, em Jpeg e/ou png.


    Resumo: entre 800 e 1000 caracteres com espaços, em um único parágrafo, com fonte Courier New, tamanho 12, estilo normal, alinhamento justificado, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Separar o resumo das palavras-chave por uma linha em branco. Palavras-chave: com fonte Courier New, tamanho 12, estilo normal, alinhamento esquerdo, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Usar entre 3 a 5 palavras-chave. A primeira letra da primeira palavra-chave deve ser maiúscula seguida das demais letras em minúsculas. Todas as demais palavras devem estar em minúsculas, separadas por vírgula e finalizada com ponto final.


    Defesa da obra (material será usado para a avaliação da imagem): 1 lauda com justificativa (descrição de materiais, conceitos. Fonte Courier New, tamanho 12, estilo normal, alinhamento justificado, entrelinhas 1,2, sem espaço antes ou depois do parágrafo.


    Texto para publicação junto à obra (opcional): texto livre com o máximo de 5 linhas


    Recebemos submissões em FLUXO CONTÍNUO. Acessar Normas Técnicas de formatação para artigos aqui  


    ISSN: 2675-6420 - Qualis-Capes: B3

  • Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli

    Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli (ISSN 2317-0433) foi criada em 2012 pelo Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (Netlli/DGP-CNPq). Sua missão é contribuir com a difusão de resultados de pesquisas que envolvam a participação de pesquisadores juniores (alunos de graduação e recém-graduados, principalmente), além de contribuir para o debate teórico nas suas áreas de interesse. O foco temático da revista, portanto, é de espectro amplo, mas sua unidade reside no realce da discussão ou elaboração de construtos teóricos, abordados em perspectiva analítica ou aplicada, nos campos da teoria da literatura e das teorias linguísticas.


    A revista aceita para avaliação preferencialmente submissões que tenham pelo menos um graduando(a) ou apenas graduado(a) como autor(es)/autora(s) de trabalhos relevantes para o seu escopo: Estudos Literários, de Teoria da Literatura e de Teorias Linguísticas. As contribuições devem se adequar ao foco da revista, serem inéditas e escritas em português, espanhol, inglês ou francês, além de obedecerem às diretrizes estabelecidas na política editorial e nas normas para submissão de manuscritos.


    QUALIS/CAPES - quadriênio 2017-2020A4 - NAS ÁREAS: LINGUÍSTICA E LITERATURA, ARTES, EDUCAÇÃO, ENSINO, SOCIOLOGIA e INTERDISCIPLINAR.

  • Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli

    Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli (ISSN 2316-1663) foi criada em 2011 pelo Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI/DGP-CNPq). Sua missão é contribuir com a difusão de resultados de pesquisas, além de contribuir para o debate teórico, nas suas áreas de interesse. O foco temático da revista, portanto, é de espectro amplo, mas sua unidade reside no realce da discussão ou elaboração de construtos teóricos, abordados em perspectiva analítica ou aplicada, nos campos da teoria da literatura e das teorias linguísticas. A partir de 2022, Macabéa deixará de aceitar artigos cuja abordagem ou tema sejam predominantemente voltados para problemas de ensino, no campo da Educação ou da Linguística Aplicada e que se desviem, portanto, do foco temático.


    A revista publicará artigos de alunos de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e de professores mestres e doutores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, relevantes para o seu escopo: Estudos em Literaturas e Teoria da Literatura e Teorias Linguísticas. As contribuições devem se adequar ao foco da revista, serem inéditas e escritas em português, espanhol, francês ou inglês, além de obedecerem às diretrizes estabelecidas na política editorial e nas normas para submissão de manuscritos.


     


    Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LINGUÍSTICA E LITERATURA.


    ______


    Macabéa – Revista Eletrônica do NETLLI was created in 2012 by the Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI) [Linguistics and Literary Theory Research Group] at Universidade Regional do Cariri, Brazil. Its mission is to contribute to researches in Linguistics and Literary Theory by promoting their results and creating a platform for debating them. Thereby, its thematic focus has a broad spectrum unified by its emphasis on highlighting theoretical constructs and original approaches to them.


    The journal will publish articles by postgraduate students (Masters and Doctorate) and by Masters or Ph.D professors of national and international institutions within its scope: studies in Literary Criticism and Theory, Linguistics and their adjacent fields. The contributions must be original and unpublished, of high academic quality and written in portuguese, english, spanish or french.

  • Cadernos de Cultura e Ciência

    Revista nacional de caráter multidisciplinar que transita em diferentes áreas, configurando um público-alvo constituído por acadêmicas/os, intelectuais e militantes, organizações não-governamentais e outras instituições. Idealizada como veículo de notável produtividade e dinamismo aceita contribuições originais de cientistas e pesquisadores de todo o mundo.


    Fundada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa no âmbito das comemorações pelos 20 anos de criação da Universidade Regional do Cariri e, fruto dos ideais visionários e esforço dedicado tem como propósito promover o debate acadêmico no Brasil.


    Criada sob a denominação de Cadernos de Cultura e Ciência publica contribuições originais de cientistas e pesquisadores oriundos da pesquisa básica e aplicada.


    A abreviatura de seu título é Cad. Cult. Cienc. , que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.