O Portal de Revistas Eletrônicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) é um projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com o SEER. Esse projeto visa a democratização e o livre acesso às pesquisas desenvolvidas e proporcionar acesso direto à comunicação científica, bem como investir na melhoria dos periódicos da Instituição.

Para acessar as revistas do Portal clique nos links abaixo ou, se preferir, faça uma busca a partir do assunto/palavras-chave de seu interesse utilizando o campo "Pesquisa".

Revistas

  • Cadernos de Cultura e Ciência

    Cadernos de Cultura e Ciência é um periódico de acesso aberto (open access), de caráter multidisciplinar, que tem como objetivo a difusão e divulgação científica.


    Criado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, no âmbito das comemorações pelos 20 anos de criação da Universidade Regional do Cariri, tem como linha editorial contribuir para o debate dos temas científicos da atualidade e na formação dos pesquisadores e pesquisadoras.


    É um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.


    O periódico recebe artigos de doutores, mestres, estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu (mestrado e doutorado) e graduados. Estudantes da graduação podem ser coautores, não podem submeter como primeiro autor.


    A revista não cobra nenhum tipo de taxa para publicação.


    A abreviatura de seu título é Cad. Cult. Cienc. , que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

  • Revista Cidade Nuvens

    Revista Cidade Nuvens é um periódico eletrônico sobre Arte, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri / Crato-CE. O nome é em homenagem ao ex-reitor da URCA, o sociólogo Plácido Cidade Nuvens, um entusiasta que contribuiu muito para a criação dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Teatro da universidade.


    Revista Cidade Nuvens intenciona ser um canal de propagação de publicações acadêmicas de pesquisadores e pesquisadoras nas áreas das Artes. Sua edição inaugural foi lançada em maio de 2020, numa cerimônia online, com as presenças virtuais de autores, autoras e artistas visuais que contribuíram com o primeiro número. O periódico abrange Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Performance, Artes Audiovisuais e Circenses contemplando experiências, pesquisas e criações artísticas realizadas, principalmente, na Academia.


    Revista Cidade Nuvens aceita manuscritos inéditos para as seções: Artigos,  Alvorecer, Desdobramentos e Ensaios Visuais. Em alguns números, o periódico lança Dossiês com temáticas que tem interesse em publicar, denomindas Dossiê Temático para textos e Imagens Dossiês para trabalhos artísticos. 


    Perfil de cada seção:


    Artigos: Seção destinada aos artigos inéditos que abordem qualquer temática do universo das Artes, escrito por aqueles e aquelas que estão ou terminaram a pós-graduação (especualização, mestrado, doutorado)


    Alvorecer: Seção dedicada a trabalhos com temática livre de pesquisadores e pesquisadoras iniciantes, que se inseren nas categorias: 1. Estudantes de graduação e iniciação científica, cujas obras devem ser assinadas junto ao orientador e orientadora.  2. Graduados e graduadas, com textos assinados junto com a orientação ou outro/a autora mestre e/ou doutora.


    Desdobramentos: Seção dedicada aos mais variados formatos de textos (resenhas, traduções, entrevistas, ensaios críticos) sobre Arte e ensaios visuais*. Todos os trabalhos devem ser inéditos.


    *Os ensaios visuais podem ser uma imagem ou uma série (máximo de 8) inéditas e estarem organizadas num documento em PDF (máximo de 2 Mb) seguidas umas das outras. Acompanhada dos seguintes textos: 1. para publicação junto à obra (opcional): texto livre com o máximo de 5 linhas. 2.Resumo: mesmas regras da submissão de artigos. 3. Defesa da obra (material será usado para a avaliação da imagem): mínimo de 1 lauda com justificativa (descrição de materiais, conceitos). Caso seja aprovada a submissão, os/as autoras deverão posteriormente enviar o mesmo conjunto de imagens com resolução de 300 dpi, em Jpeg e/ou png.


    Resumo: entre 800 e 1000 caracteres com espaços, em um único parágrafo, com fonte Courier New, tamanho 12, estilo normal, alinhamento justificado, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Separar o resumo das palavras-chave por uma linha em branco. Palavras-chave: com fonte Courier New, tamanho 12, estilo normal, alinhamento esquerdo, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Usar entre 3 a 5 palavras-chave. A primeira letra da primeira palavra-chave deve ser maiúscula seguida das demais letras em minúsculas. Todas as demais palavras devem estar em minúsculas, separadas por vírgula e finalizada com ponto final.


    Defesa da obra (material será usado para a avaliação da imagem): 1 lauda com justificativa (descrição de materiais, conceitos. Fonte Courier New, tamanho 12, estilo normal, alinhamento justificado, entrelinhas 1,2, sem espaço antes ou depois do parágrafo.


    Texto para publicação junto à obra (opcional): texto livre com o máximo de 5 linhas


    Recebemos submissões em FLUXO CONTÍNUO. Acessar Normas Técnicas de formatação para artigos aqui  


    ISSN: 2675-6420 - Qualis-Capes: B3

  • Revista Direito & Dialogicidade

    A Revista eletrônica Direito & Dialogicidade, ISSN 2178-826X, (abrevia-se Rev. Dir. Dialog.), nasceu da necessidade de um periódico científico para divulgação de pesquisas, estudos e experiências de profissionais da área do Direito e ciências afins, e, em particular, promover e estimular a pesquisa e a publicação científica de docentes e discentes do Departamento de Direito da Universidade Regional do Cariri - URCA e de outras instituições de ensino superior.


    Atualmente está indexado nas seguintes bases de dados:


    Indexadores nacionais
    DIADORIM - diadorim.ibict.br
    OASISBr - https://oasisbr.ibict.br/vufind/
    LivRe - https://livre2.cnen.gov.br/Inicial.asp
    Sumários.org - www.sumarios.org
    Portal SEER/OJS - www.seer.ibict.br


     

    Indexadores internacionais
    LATINDEX - www.latindex.unam.mx
    RCAAP - http://www.rcaap.pt
    La Referencia - https://www.lareferencia.info/pt/
    ResearchBible - www.researchbib.com


    Diretório Luso-Brasileiro 


    Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br

  • Sertão História

    Sertão História - Revista Electrónica del Centro de Estudios de Historia Social y Medio Ambiente tiene la misión de contribuir al debate teórico y a la difusión de la investigación en Historia y áreas afines, así como democratizar el acceso al conocimiento científico.


    Pueden publicar los graduados, estudiantes de postgrado lato y stricto sensu (maestría y doctorado), másteres y doctores.Los estudiantes de pregrado pueden ser coautores, pero no pueden enviar trabajos como primeros autores.


    La revista no cobra ningún tipo de tarifa por su publicación.


    Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible gratuitamente, sin costo para el usuario ni para su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin buscar permiso previo del editor o autor. Esto está en línea con la definición de acceso abierto de BOAI.


    Sertão História es una revista electrónica semestral del Centro de Estudios de Historia Social y Medio Ambiente – NEHSA, vinculado al Laboratorio de Investigación en Historia Social (LABORE), de la Universidad Regional del Cariri.


    La revista acepta artículos y reseñas en flujo continuo, en temas libres y en dossiers temáticos.


    ISSN  2764-3956


    Indexadores: Latindex, Diadorim, Livre, Latin Rev, ROAD (Directorio de recursos académicos de acceso abierto).


    Las reglas de envío se encuentran en el enlace de envíos.


    Sertão, un «otro» geográfico:


    "De hecho, el sertão no es un lugar, sino una condición atribuida a lugares diversos y diferenciados. Es un símbolo impuesto, en ciertos contextos históricos, a ciertas condiciones de ubicación, que acaba actuando como un calificador local fundamental en el proceso de su valoración. En definitiva, el sertão no es una materialidad de la superficie terrestre, sino una realidad simbólica: una ideología geográfica. Es un discurso de valor referente al espacio, que califica los lugares según la mentalidad predominante y los intereses vigentes en este proceso. El objeto empírico de esta calificación varía espacialmente, al igual que las áreas sobre las que se aplica esta denominación. En todos los casos, es la construcción de una imagen, a la que se asocian valores culturales, generalmente, pero no necesariamente, negativos, lo que introduce objetivos prácticos de ocupación o reocupación de los espacios en cuestión".


    En: Antonio Carlos Robert Moraes, «O Sertão», Terra Brasilis [Online], 4 - 5 |2003, publicado en línea el 5 de noviembre de 2012, consultado el 14 de diciembre de 2023. URL: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/341; DOI: https://doi.org/10.4000/terrabrasilis.341

  • Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli

    Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli (ISSN 2316-1663) foi criada em 2011 pelo Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI/DGP-CNPq). Sua missão é contribuir com a difusão de resultados de pesquisas, além de contribuir para o debate teórico, nas suas áreas de interesse. O foco temático da revista, portanto, é de espectro amplo, mas sua unidade reside no realce da discussão ou elaboração de construtos teóricos, abordados em perspectiva analítica ou aplicada, nos campos da teoria da literatura e das teorias linguísticas. A partir de 2022, Macabéa deixará de aceitar artigos cuja abordagem ou tema sejam predominantemente voltados para problemas de ensino, no campo da Educação ou da Linguística Aplicada e que se desviem, portanto, do foco temático.


    A revista publicará artigos de alunos de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e de professores mestres e doutores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, relevantes para o seu escopo: Estudos em Literaturas e Teoria da Literatura e Teorias Linguísticas. As contribuições devem se adequar ao foco da revista, serem inéditas e escritas em português, espanhol, francês ou inglês, além de obedecerem às diretrizes estabelecidas na política editorial e nas normas para submissão de manuscritos.


     


    Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2017-2020, na área de LINGUÍSTICA E LITERATURA.


    ______


    Macabéa – Revista Eletrônica do NETLLI was created in 2012 by the Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI) [Linguistics and Literary Theory Research Group] at Universidade Regional do Cariri, Brazil. Its mission is to contribute to researches in Linguistics and Literary Theory by promoting their results and creating a platform for debating them. Thereby, its thematic focus has a broad spectrum unified by its emphasis on highlighting theoretical constructs and original approaches to them.


    The journal will publish articles by postgraduate students (Masters and Doctorate) and by Masters or Ph.D professors of national and international institutions within its scope: studies in Literary Criticism and Theory, Linguistics and their adjacent fields. The contributions must be original and unpublished, of high academic quality and written in portuguese, english, spanish or french.

  • Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli

    Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli (ISSN 2317-0433) fue creada em 2012 por el Núcleo de Estudios de Teoría Lingüística y Literaria (Netlli). Su misión es contribuir a la difusión de los resultados de investigaciones que incluyan la participación de investigadores principiantes (estudiantes de pregrado y recién graduados principalmente) y avanzar en el debate teórico de sus áreas de interés. El enfoque temático de la revista, por tanto, es de amplio espectro, pero su unidad reside en la potenciación de la discusión o elaboración de constructos teóricos, abordados desde una perspectiva analítica o aplicada, en los campos de la teoría literaria y de las teorías lingüísticas.


    La revista acepta preferentemente para evaluación trabajos que tengan al menos un estudiante de pregrado o recién graduado como autor de trabajos relevantes a su alcance: Estudios Literarios, de Teoría de la Literatura y de Teorías Lingüísticas. Las contribuciones deben adecuarse al enfoque de la revista, ser inéditas y escritas en portugués, español, inglés o francés, además de cumplir con las directrices establecidas en la política editorial y las reglas para el envío de manuscritos.


    QUALIS/CAPES - cuatrienio 2017-2020: A4 - EN LAS ÁREAS: LINGÜÍSTICA Y LITERATURA, ARTES, EDUCACIÓN, DOCENCIA, SOCIOLOGÍA e INTERDISCIPLINARIA.

  • Revista de Extensão da URCA

    A Revista de Extensão da URCA é o periódico da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Universidade Regional do Cariri - URCA (Proex/URCA) com publicação semestral dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional.


    Objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências/resultados extensionistas desenvolvidas pelas Universidades e espaços não formais e suas repercussões, o intercâmbio de práticas buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais.


    ISSN: 2764-1872

  • ConstrUA - Construção, Urbanismo e Arquitetura.

    A revista ConstrUA terá como objetivo principal fomentar a disseminação do conhecimento acadêmico e científico na área do ambiente construído, abordando temáticas diversas relacionadas à Construção Civil, Arquitetura e Urbanismo. O escopo do periódico contemplará pesquisas e estudos que englobem aspectos como: 
    Inovação tecnológica na construção civil;
    Desenvolvimento sustentável e redução do impacto ambiental das construções;
    Materiais e processos construtivos alternativos;
    Planejamento urbano e organização do ambiente construído;
    Sustentabilidade e desenvolvimento social no contexto da arquitetura e urbanismo;
    Teoria e história da arquitetura e urbanismo;
    Tecnologia e projeto de arquitetura e urbanismo;


    Outros temas relacionados ao setor da construção.

  • Revista Kariri

    A Revista Kariri é uma revista de fluxo contínuo vinculada aos Centros Acadêmicos de Ciências Sociais, Geografia, História e Letras da Universidade Regional do Cariri- Urca. A revista tem por objetivo, compartilhar e difundir os trabalhos e pesquisas produzidas no ambiente acadêmico e os conhecimentos produzidos nas áreas das Ciências Humanas e Educação.