Cabeçalho da página com o nome na cor branca, fundo azul, a máscara de couro, símbolo da revista ao lado

Sobre a Revista

Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente tem como missão contribuir para o debate teórico e a difusão das pesquisas em História e áreas afins, bem como democratizar o acesso ao conhecimento científico.

Podem publicar graduados, estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu (mestrado e doutorado), mestres e doutores.

Sertão História é um períodico semestral, eletrônico, do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA, da Universidade Regional do Cariri. 

A revista aceita artigos, resenhas, transcrições, em fluxo contínuo, em temas livres e nos dossiês temáticos.  

ISSN  2764-3956

Indexadores: Latindex , Diadorim, Livre, Latin Rev. 

As normas para submissão estão no link submissões.  

 

Notícias

Dossiê: Ensino de História, justiça social, princípios e práticas de democratização da Educação

2023-08-01

SerTão História anuncia novo dossiê para o primeiro semestre de 2024. Intitulado "Ensino de História, justiça social, princípios e práticas de democratização da Educação". Este dossiê conta com a parceria do PROFHISTÓRIA - URCA. 

Confira a proposta da publicação. 

Artigos, transcrições e resenhas podem ser submetidos para esta edição até o dia 11 de novembro de 2023.   

Saiba mais sobre Dossiê: Ensino de História, justiça social, princípios e práticas de democratização da Educação

Edição Atual

v. 2 n. 4 (2023): Poder político em um país escravocrata: comércio de escravos, escravismo e resistência escrava
					Visualizar v. 2 n. 4 (2023): Poder político em um país escravocrata: comércio de escravos, escravismo e resistência escrava

Por mais de trezentos anos a escravidão de africanos e de seus descendentes foi a principal forma de trabalho na colônia e nas plagas brasileiras. A América portuguesa contava com uma configuração demográfica composta, também, por pessoas trazidas da África, e muitas dessas eram colocadas para trabalhar nos mais variados labores, fomentando, assim, o sistema escravista brasileiro. Todavia, começaram, ainda na primeira metade do século XIX, a surgir ameaças que colocariam o sistema escravista brasileiro em xeque, uma dessas ameaças foi a pressão antiescravista inglesa.
O presente dossiê visou reunir pesquisas concluídas ou em andamento que versem sobre temáticas que envolvam o escravismo de africanos e/ou de seus descendentes, dentro do recorte temporal dos séculos XVIII e XIX. Na segunda metade do século XIX, a pressão antiescravista aumentou; mas, naquele momento, a pressão estava ligada aos fatores que ocorriam dentro do próprio território do Brasil. Assim, o que era possível de ser observado foi o aumento do movimento abolicionista e a efervescência das ações dos próprios escravos, que se configuraram por meio de fugas, recusa ao trabalho e/ou pela compra de sua carta de alforria.
Ademais, tem-se como proposta incorporar pesquisas que apontem para a agência do escravo em construir sua própria história. Nesta concepção, as problemáticas que apontem para as dinâmicas do comércio de escravos, as diferentes formas de resistência praticadas pelos escravos, a inserção particular das escravas, libertas ou em vias de emancipação nos quadros da escravidão, as doenças que ceifavam as vidas dos escravos, as práticas de cura realizadas por eles, a importância de mulheres africanas e afrodescendentes nas dinâmicas econômicas e sociais dentro do contexto da escravidão, os estudos sobre a escravidão nas cidades e no campo, foram convidadas a fazerem parte deste dossiê.

Assim, objetiva-se reunir estudos que tratem dos mais variados temas que abordem a escravidão nos setecentos e nos oitocentos. Com isso, esperamos fomentar discussões acerca das particularidades da experiência e dinâmicas dos escravos dentro do Brasil escravista, de modo a possibilitar discussões dos trânsitos dos escravos, da História Social, da resistência escrava, de suas sociabilidades e do poder político.

O dossiê foi proposto pelos pesquisadores:

Prof. Dr. Rodrigo Caetano Silva (CCMBR)

Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco (UFPI)

Prof. Me. Diego Pereira Santos (UEPA)

 

Publicado: 2023-07-26

Expediente

Apresentação

Dossiê

Entrevista

Ver Todas as Edições

Indexadores de Base de Dados 

Latindex

Diadorim

Livre - Periódicos de Livre Acesso

Latin Rev