A cultura no ensino de português como língua estrangeira em contexto de imersão linguística
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i2.782Palavras-chave:
Linguística, Cultura, Imersão, Português, Língua EstrangeiraResumo
O objetivo geral deste artigo é verificar se os aspectos culturais do Brasil, país da língua-alvo do estudante de Português para Estrangeiros, são trabalhados no Centro de Estudos de Línguas da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Amazonas (CEL/FLet-Ufam). Como objetivos específicos, o trabalho visa mostrar a importância dos aspectos culturais da imersão linguística e investigar qual é a real relação entre língua e cultura no processo de ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira. É a busca da compreensão da cultura do país natal em contato com os aspectos culturais do país de residência do estudante em imersão linguística. Para o desenvolvimento metodológico do estudo, de natureza qualitativa, com base teórica em Krashen (1981), Moita Lopes (1996) Kramsch (1998), Furtado et al. (2006) e Dourado & Poshar (2007), foram considerados dados empíricos, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte alunos estrangeiros de diferentes nacionalidades, participantes do curso de PLE, níveis I, II e III, do Centro de Estudos de Línguas, no primeiro semestre de 2019. Os resultados mostraram que a relevância cultural entre o país de origem e o Brasil exerce grande influência no ensino e aprendizagem da língua-alvo, aspecto que precisa ser foco na prática docente de línguas estrangeiras em processo de imersão.
Referências
CABAÑERO, Márcia Bueno; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. A transferência grafo-fônico-fonológica na produção de seqüências ortográficas ‘ng’ do inglês (L2): uma abordagem conexionista. ReVEL, Vol. 6, n. 11, agosto de 2008.
CECILIA, Raœl Ruiz; OJEDA, Juan Ramón Guijarro. What can multicultural literature do for the EFL classroom? Proceedings of the Third International Online Conference on Second and Foreign Language Teaching and Research, United States: The Reading Matrix Inc. 2005. p. 69-76.
DOURADO, Maura Regina; POSHAR, Heliane Andrade. A cultura na Educação Linguística do Português como Língua Estrangeira. Revista Letra Magna, Ano 04, n. 06, 1º Semestre de 2007. ISSN1807- 5193..
FURTADO, Clécia Maria Nóbrega et. al. Língua, Sociedade, Cultura: uma relação indissociável. Principia, João Pessoa, n. 14, dez. 2006.
KRAMSCH, Claire. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.
KRASHEN, Stephen. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon Press, 1981.
LEITE, Maria de Fátima Ferreira. O ensino-aprendizagem da cultura em PLE: contributos para uma educação intercultural. Relatório de mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda. Porto, 2011
MEDEIROS, V. S.; VIEIRA, M. M. C.; JENNINGS, A. M.; MILLER, M. M. Doces bárbaros: refletindo sobre alteridade, língua e cultura. In: BRAWERMAN-ALBINI; MEDEIROS, V. S. (Orgs.). Diversidade Cultural e Ensino de Língua Estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 2013. p. 19-40
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Mercado de Letras. Campinas, SP. 1996. 37-60
MORIN, Edgar. O método IV. As idéias: a sua natureza, vida, habitat e organização. Publicações Europa-América. Biblioteca Universitária, 1991. Trad. Emílio Campos Lima.
MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, repensar o pensamento. 20ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
OLIVEIRA, Bárbara Caroline de; SANTOS, Marcelo Souza; SOUZA DIAS, Romar. Língua- cultura: teorias e implicações para o ensino de línguas. Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2795) – versão online, n. 15 (jul. – dez. 2013), Feira de Santana – Bahia (Brazil), dez/2013. p. 96-109.
SARMENTO, Simone. Ensino de Cultura na Aula de Língua Estrangeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL, V.2, n. 2, março de 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo – Cortez: 2007.
SILVA, Adriana Filipa Campos. A Competência Cultural no ensino-aprendizagem de PLE. Porto: Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 2017.
STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução: Karla Reis; revisão técnica: Nilda Jacks. Porto Alegre: Penso, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Karen Morais, Edith Santos Corrêa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.