Explorando os conceitos de modelos de letramento para orientações didáticas de ensino de gramática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.294

Palavras-chave:

Modelos de letramento, Atividades linguísticas, Propostas pedagógicas, Ensino Médio

Resumo

Por meio deste estudo, apresentamos propostas pedagógicas embasadas nos modelos de letramento e atividades linguísticas, utilizando as noções dos modelos de letramento autônomo e ideológico (KLEIMAN, 1995; STREET, 2003) e das atividades epilinguísticas e metalinguísticas (PCNs, 1998; TRAVAGLIA, 2001). A partir de uma revisão teórica desses dois campos, elaboramos duas atividades linguísticas que podem servir como orientações pedagógicas a professores de língua portuguesa da educação básica. Nesse sentido, temos como objetivo relacionar os dois modelos de letramento autônomo e ideológico com duas sugestões metodológicas – metalinguística e epilinguística - para o trabalho pedagógico com a gramática nas aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. Com isso, pretendemos contrastar as duas atividades junto aos modelos de letramento, mostrando, sob duas óticas distintas, um ensino de gramática taxonômico e outro que analisa criticamente o emprego dos termos nas relações socioculturais. Acreditamos na necessidade de um processo de ensino-aprendizagem epilinguístico de língua portuguesa mais significativo, pautado nas práticas sociais de uso da língua, tomando como base o modelo ideológico de letramento.

Biografia do Autor

Gabriel Zardo de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino e pós-graduando do curso de especialização "Linguística e Ensino de Língua Portuguesa" pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduado em Letras - Português pela Universidade Federal de Pelotas. Tem como principais áreas de pesquisa: linguística funcional de vertente norte-americana em interface com a variação nos estudos sintáticos, bilinguismo e ensino e aprendizagem de língua portuguesa

Bruno da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é mestrando em Letras na Universidade Federal de Pelotas, na linha de Aquisição, Variação e Ensino e especializando em Linguagens, Tecnologias e Educação, na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como o foco de sua pesquisa analisar o uso de recursos tecnológicos digitais na formação de futuros professores de línguas.

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Publicado

2023-02-10

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos