Explorando os conceitos de modelos de letramento para orientações didáticas de ensino de gramática
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.294Keywords:
Modelos de letramento, Atividades linguísticas, Propostas pedagógicas, Ensino MédioAbstract
Por meio deste estudo, apresentamos propostas pedagógicas embasadas nos modelos de letramento e atividades linguísticas, utilizando as noções dos modelos de letramento autônomo e ideológico (KLEIMAN, 1995; STREET, 2003) e das atividades epilinguísticas e metalinguísticas (PCNs, 1998; TRAVAGLIA, 2001). A partir de uma revisão teórica desses dois campos, elaboramos duas atividades linguísticas que podem servir como orientações pedagógicas a professores de língua portuguesa da educação básica. Nesse sentido, temos como objetivo relacionar os dois modelos de letramento autônomo e ideológico com duas sugestões metodológicas – metalinguística e epilinguística - para o trabalho pedagógico com a gramática nas aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. Com isso, pretendemos contrastar as duas atividades junto aos modelos de letramento, mostrando, sob duas óticas distintas, um ensino de gramática taxonômico e outro que analisa criticamente o emprego dos termos nas relações socioculturais. Acreditamos na necessidade de um processo de ensino-aprendizagem epilinguístico de língua portuguesa mais significativo, pautado nas práticas sociais de uso da língua, tomando como base o modelo ideológico de letramento.
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