ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS EM PÁGINAS DO FACEBOOK:
UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.242Palavras-chave:
Anúncio publicitário. Facebook. Funcionalismo.Resumo
Este artigo é resultado de pesquisa de Iniciação Científica, PIBIC, que dá continuidade às pesquisas anteriores, que vimos realizando desde 2009, em que se vem estudando os gêneros discursivos anúncios publicitários e os processos de construção dos sentidos do texto. Neste artigo, temos como objetivo analisar o contexto de situação (registro; campo (field), relações (tenor) e modo (mode)) e contexto de cultura (gênero) dos anúncios publicitários, que configuram a Estrutura Genérica Potencial (EPG)/ Estrutura Esquemática (EE) de Martin e Rose (2007). Esta pesquisa está, no tocante à concepção de gênero e seu status social e funcional, ancorada em Halliday (1985) e outros autores que seguem a esteira funcionalista. Para o entendimento dos conceitos de contexto de cultura e contexto de situação nos apoiamos em Halliday (1985) e Martin e Rose (2007), autores que abordam mais diretamente o tema (estrutura esquemática) na perspectiva funcionalista. O corpus foi formado por 40 anúncios publicitários das marcas Estrela, Havaianas, Natura e Itaipava, coletados das páginas de Facebook das respectivas marcas para fins publicitários, dos quais selecionamos 4, um de cada marca, para representar o total de textos analisados. Após a análise, destacamos como resultados que os anúncios apresentam os traços inerentes que nos levam a afirmar a existência de uma EPG/EE, o que nos leva a concluir que estes anúncios são gêneros discursivos do domínio publicitário.
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- 2022-06-20 (2)
- 2022-04-30 (1)
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