ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS EM PÁGINAS DO FACEBOOK:

UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.242

Keywords:

Anúncio publicitário. Facebook. Funcionalismo.

Abstract

Este artigo é resultado de pesquisa de Iniciação Científica, PIBIC, que dá continuidade às pesquisas anteriores, que vimos realizando desde 2009, em que se vem estudando os gêneros discursivos anúncios publicitários e os processos de construção dos sentidos do texto. Neste artigo, temos como objetivo analisar o contexto de situação (registro; campo (field), relações (tenor) e modo (mode)) e contexto de cultura (gênero) dos anúncios publicitários, que configuram a Estrutura Genérica Potencial (EPG)/ Estrutura Esquemática (EE) de Martin e Rose (2007). Esta pesquisa está, no tocante à concepção de gênero e seu status social e funcional, ancorada em Halliday (1985) e outros autores que seguem a esteira funcionalista. Para o entendimento dos conceitos de contexto de cultura e contexto de situação nos apoiamos em Halliday (1985) e Martin e Rose (2007), autores que abordam mais diretamente o tema (estrutura esquemática) na perspectiva funcionalista. O corpus foi formado por 40 anúncios publicitários das marcas Estrela, Havaianas, Natura e Itaipava, coletados das páginas de Facebook das respectivas marcas para fins publicitários, dos quais selecionamos 4, um de cada marca, para representar o total de textos analisados. Após a análise, destacamos como resultados que os anúncios apresentam os traços inerentes que nos levam a afirmar a existência de uma EPG/EE, o que nos leva a concluir que estes anúncios são gêneros discursivos do domínio publicitário.

Author Biographies

Saniela Lima Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

Maria Margarete Fernandes Sousa , Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística, professora associado IV da UFC e Coordenadora do Grupo de Pesquisa – Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos / GETEME/PPGL/UFC, desde 2007.

Sayonara Melquíades Matos, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

Published

2022-04-30 — Updated on 2022-06-20

Versions

Issue

Section

Artigos - Estudos Linguísticos