Literatura fantástica: leituras sobre Rosa e Rowling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1386

Palavras-chave:

Fantástico, Maravilhoso, Tradição, Literatura de massas, Diálogos

Resumo

Este artigo constitui-se de um recorte do resultado da pesquisa concluída no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, intitulada “O Maravilhoso de Rowling encontra-se com Fantástico de Rosa na sala de aula”, pela Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma discussão sobre como os elementos fantásticos e maravilhosos estão circunscritos nas obras de João Guimarães Rosa e J.K. Rowling, assim como eles dialogam entre si e revisitam estruturas e categorias elementares dos contos de fadas, buscando encontrar elos entre a tradição literária e a literatura de massas. Neste sentido, os textos analisados foram os contos “Menina de lá” e “Os irmãos Dagobé”, de Guimarães, bem como “A fonte da sorte” e “O conto dos três irmãos”, de Rowling, visto que ambas as narrativas experimentam universos fantásticos e/ou maravilhosos, pois percebemos pontos de intersecção entre as modalidades de fantasia exploradas pelos autores, a fim de compreender os caminhos possíveis destas narrativas ao potencializarem elementos míticos e arquétipos no interior do texto. Para tanto, o trabalho é construído à luz dos estudos postulados por Ceserani (2006), Coelho (2000), Furtado (1980), Held (1980), Roas (2001; 2014), Rodrigues (1988) e Todorov (2014).

Biografia do Autor

Egberto Guillermo Lima Vital, Universidade Estadual da Paraíba

Egberto Vital é natural de Esperança, agreste paraibano, graduado em Letras pela UEPB, mestre em Literatura e Ensino pela UFCG e doutorando em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI/UEPB. Contista, poeta e ensaísta, publicou, em 2011, a obra poética "Sinestesia" e em 2013 publicou o ensaio "O Admirável Mundo Novo de Pitty", ambos pelo selo Clube de Autores, em 2021 publicou, em coautoria com a professora Márcia Tavares, o ensaio "O clássico e a literatura de massas na formação do leitor literário na escola", na coletânea"Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea", pela EDUFCG, além de contos e poemas publicados em diversas antologias. Em 2023 lançou "Rasgos Poéticos" pela Editora Arribaçã. Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor José da Silva Coutinho, lotado no quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Enquanto pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: gênero e sexualidades, cultura letrada, letramento literário, literatura infantil e juvenil, literatura de massas e literatura de multidão.

Márcia Tavares Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Estágio pós doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente (2017). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Editora chefe da Revista Leia Escola, periódico do PPGLE. Tutora do PET-Letras/UFCG. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, História em Quadrinhos, Leitura literária no ensino infantil e fundamental.

Tatiane Pereira Fernandes, Universidade Estadual da Paraíba / PPGLI

Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), na linha de pesquisa Literatura, Memória e Estudos Culturais, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde também cursou o mestrado em Literatura. Graduada em Licenciatura plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela mesma instituição de ensino. É membro do Grupo de Pesquisa "Observatório de Crítica e Literaturas menores" (CNPq).

Referências

BLOOM, Harold. Can 35 million book buyers be wrong? Yes. Wall Street Journal. New York, 7 jul. 2000. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/SB963270836801555352. Acesso em: 10 out. 2023.

CESERANI, Remo. O fantástico. Londrina: EDUEL, 2006.

COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.

GALBRAITH, Robert. O chamado do cuco. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

GALBRAITH, Robert. O bicho-da-seda. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

GALBRAITH, Robert. Vocação para o mau. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

HELD, J. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. 3a. edição. Tradução de Carlos Rizzi. São Paulo: Summus editorial, 1980.

ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: Lima, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.p.83-132.

ISER, Wolfgang. A interação entre o texto e o leitor. In: ISER, Wolfgang. O ato da Leitura: Uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1999. v. 2.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

JAUSS, Hans Robert. Estética da recepção: Colocações gerais. In: Lima, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. p.43-60.

LEWIS, C. S.. As crônicas de Nárnia: volume único. Tradução de Paulo Mendes Campos e Silêda Steuernagel (A última batalha). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

PERRAULT, C. Histórias ou contos de outrora. Tradução: Renata Cordeiro. São Paulo: Landy Editora, 2004

PITTA, Patricia Indiara Magero. A literatura infantil no contexto cultural da pós-modernidade: o caso Harry Potter. Tese (Programa de Pós-graduação em Letras) Instituição depositária: Biblioteca Central Irmão José Otão Pontifícia - Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2231. Acesso em 10 de out 2023.

ROAS, David. A ameaça do fantástico. Trad. Julián Fuks. São Paulo: Editora Udesp, 2014.

ROAS, David. Teorías de lo Fantástico. Madrid: Arco/Libros, 2001.

RODRIGUES, Selma Calasans. O fantástico. São Paulo: Ática, 1988.

ROSA, João Guimarães. Corpo de baile: sete novelas. Rio de janeiro: J. Olympio, 1956.

ROSA, João Guimarães. Estas estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

ROSA, João Guimarães. Magma. Documento datilografado informal, 1936.

ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

ROSA, João Guimarães. Tutaméia (Terceiras Estórias). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

ROWLING, J.K. Os contos de Beedle, o Bardo. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

ROWLING, Joanne Kathleen. Harry Potter e a criança amaldiçoada. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a pedra filosofal. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2000.

SCAMANDER, Newt. Animais Fantásticos e Onde Habitam. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2014.

TOLKIEN, John Ronald Reuel. O Senhor dos anéis: a sociedade do anel. Tradução de Lenita Maria Rómoli Esteves. São Paulo: Martins Pontes, 2001.

VITAL, Egberto Guillermo Lima. O maravilhoso de Rowling encontra-se com o fantástico de Rosa na sala de aula. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7809. Acesso em: 20 de set 2023.

WHISP, Kennilworty. Quadribol através dos séculos. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários