Análise de um objeto editorial como possibilidade de resistência aos discursos de ódio e de enfrentamento à desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1311

Palavras-chave:

Polêmica, Kit Gay, Desinformação, Resistência, Discurso

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a publicação do livro KIT GAY: Atividades lúdicas para toda a família!, de Kael Vitorelo, em relação às desinformações contra o projeto Escola Sem Homofobia (ESH), iniciadas, em 2004, pela Frente Parlamentar Evangélica (FPE) e retomadas, em 2018, pelo então candidato à presidência Jair Messias Bolsonaro. Diante do recente cenário brasileiro, que se apresenta saturado de conflitos entre movimentos sociais progressistas e conservadores, especialmente quanto às pautas identitárias referentes ao gênero e à sexualidade, buscamos verificar se a publicação constitui uma forma de resistência aos discursos de ódio contra as pessoas LGBT+. A hipótese é a de que o livro é uma tentativa de reversão de estigma. Para tanto, mobilizamos o arcabouço teórico da Análise do Discurso francesa (AD), sobretudo as contribuições de Maingueneau (2008) e de Krieg-Planque (2010, 2018). Tratamos o discurso presente no objeto editorial em questão, considerando que ele é composto também por outros dizeres e faz referências a já-ditos e ao outro (aquele discurso com o qual entra em disputa). Construímos, portanto um espaço discursivo que associa o discurso de Bolsonaro e seus apoiadores da FPE e o discurso presente na obra. Verificamos que a resistência aos discursos de ódio se dá por meio do apelo ao humor e à ironia, e que a aparência de almanaque dada ao livro é uma evidência de como o discurso de resistência traduz o outro com as lentes da irreverência para prová-lo como absurdo. Encontramos, portanto, uma polêmica que sobrevive no meio digital há mais de 18 anos, e passou a figurar no meio impresso e isso é significativo para começarmos a pensar a materialidade na qual os discursos de resistência de materializam na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Mayara Victor Gomes, Universidade Federal de São Carlos

É graduada em letras pela Universidade de Sorocaba (Uniso - 2010) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana da Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba. E-mail: mayaravictor@estudante.ufscar.br ORCID: https://orcid.org/0009-0000-5615-9529.

Marcio Antonio Gatti, Universidade Federal de São Carlos

É graduado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2004) e em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (UNIG - 2012), mestre (2007) e doutor (2013) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Professor Adjunto no Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba. E-mail: maggatti@ufscar.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9902-2856.

Referências

ARENDT, Hannah. Verdade e política. In.: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2016. p. 282-332.

BECKER, Kyene. Foto mostra exposição “O cu é lindo” no Instituto Goethe, em Salvador #boato. Boatos.Org. Entretenimento, 23 jul. 2020. Disponível em: https://www.boatos.org/entretenimento/exposicao-cu-lindo-salvador.html. Acesso em: 15 jun. 2023.

BIROLI, Flávia; VAGGIONE, Juan Marco; MACHADO, Maria das Dores Campos. Introdução. Matrizes do neoconservadorismo religioso na américa latina. In.: BIROLI, Flávia; VAGGIONE, Juan Marco; MACHADO, Maria das Dores Campos (org.). Neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2020. E-book. p. 14-54.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Reanto Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Transcrição da Sessão nº 208.4.53.O, Hora: 14:56, Fase: PE, Orador: JAIR BOLSONARO, PP-RJ. Brasília: Câmara dos Deputados, 30 nov. 2010. Disponível em: https://www.camara.leg.br/internet/SitaqWeb/TextoHTML.asp?etapa=5&nuSessao=208.4.53.O&nuQuarto=29&nuOrador=2&nuInsercao=0&dtHorarioQuarto=14:56&sgFaseSessao=PE&Data=30/11/2010&txApelido=JAIR%20BOLSONARO,%20PP-RJ%3E. Acesso em 29 mar. 2023.

BRULLER, Hélène; CHAPPUIS, Philippe ZEP. Aparelho sexual e cia: um guia inusitado para crianças descoladas. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Editora Seguinte, 2018.

CÊA, Georgia Sobreira dos Santos; SANTOS, Rodrigo Severiano dos. Fundamentos e condicionantes da polêmica em torno do kit de combate à homofobia: das sombras da caverna à luta por hegemonia. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 27, p. 1-20, jun. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/79983. Acesso em: 10 mar. 2023.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGEUNEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. Tradução Cristina de Campos Velho Birck et al. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

DUCROT, Oswald. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In.: DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987. p. 161-219.

É #FAKE que Haddad criou 'kit gay' para crianças de seis anos. G1, 16 out. 2018. Fato ou fake. Disponível em: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/16/e-fake-que-haddad-criou-kit-gay-para-criancas-de-seis-anos.ghtml. Acesso em: 17 out. 2022.

ELI Pariser: Tenha cuidado com os "filtros-bolha" online. Tradução: Paulo Melillo. Revisão: Viviane Ferraz Matos, [S.l.: s.n.], 2011. 1 vídeo (9 min 4s). Publicado pelo canal TED. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B8ofWFx525s. Acesso em: 09 jul. 2023.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Diretoria de Análises de Políticas Públicas. Desinformação na era digital: amplificações e panorama das Eleições 2018. Rio de Janeiro: FGV DAPP, 2018. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/3269a441-0841-47a6-84b2-c3335dcccf15/content. Acesso em: 05 jun. 2023.

GATTI, Márcio Antonio. O podcast Medo e delírio em Brasília e a estética do caos como recurso do humor. Signo y seña. Buenos Aires, n. 44. p. 26-37, 2023. https://doi.org/10.34096/sys.n44.13205. Acesso em: 11 jun. 2024.

GATTI, Márcio Antônio; MENDONÇA, Viviane Medo de. O estereótipo e a necessidade de (contra)dizer em tempos de conservadorismo político-religioso. Laplage em Revista (Sorocaba), v. 4, n. 1, jan.-abr. 2018, p. 81-91. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6275815. Acesso em: 15 jun. 2023.

GANDRA, Alana. Dossiê contabiliza 273 mortes violentas de pessoas LGBTI+ em 2022. Agência Brasil, 11 mai. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-05/dossie-contabiliza-273-mortes-violentas-de-pessoas-lgbti-em-2022. Acesso em: 14 jul. 2023.

JAIR Bolsonaro no Jornal Nacional HD Completo 28/08/2018. [S.l.: s.n.], 2018. 1 vídeo (28 min 35s). Publicado pelo canal Viral Vídeos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BMAfHqUI2cM. Acesso em: 17 out. 2022.

JAIR Bolsonaro (PSL) é entrevistado no Jornal Nacional. G1, 28 ago. 2018. Jornal Nacional. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/28/jair-bolsonaro-psl-e-entrevistado-no-jornal-nacional.ghtml. Acesso em: 17 out. 2022.

KRIEG-PLANQUE, Alice. Analisar discursos institucionais. Tradução Luciana Salazar Salgado, Helena Boschi. Uberlândia: EDUFU, 2018.

KRIEG-PLANQUE, Alice. A noção de “fórmula” em análise do discurso. Tradução Luciana Salazar Salgado, Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2010.

LEITE, Vanessa. “Em defesa das crianças e da família”: Refletindo sobre discursos acionados por atores religiosos “conservadores” em controvérsias públicas envolvendo gênero e sexualidade. Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana, n. 32, p. 119-142, ago. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sess/a/Cc68BmV888KZbTkwjwr495M/. Acesso em: 10 mar. 2023.

LEITE, Vanessa Jorge. A captura das crianças e dos adolescentes: refletindo sobre controvérsias públicas envolvendo gênero e sexualidade nas políticas de educação. Revista Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 24, n. 52, p. 11-30, set./dez. 2019. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1354. Acesso em: 29 mar. 2023.

MACHADO, Maria das Dores Campos. O neoconservadorismo cristão no Brasil e na Colômbia. In.: VAGGIONE, Juan Marco. A restauração legal: o neoconservadorismo e o direito na américa latina. In: BIROLI, Flávia; VAGGIONE, Juan Marco; MACHADO, Maria das Dores Campos. Neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2020. E-book. p. 113-186.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MARTINS, Helena. Apresentação. Muito além das fake news: o problema da desinformação em meio à crise social. In: MARTINS, Helena (org.). Desinformação: Crise política e saídas democráticas para as fake news. São Paulo: Veneta, 2020. E-book. Disponível em: https://intervozes.org.br/publicacoes/desinformacao-crise-politica-e-saidas-democraticas-para-as-fake-news/. Acesso em: 24 jun. 2022.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2011.

OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de; MAIO, Eliane Rose. Diversidade sexual e homofobia: a cultura do “desagendamento” nas políticas públicas educacionais. Revista Práxis Educativa, v. 10, n. 1, p.35-53, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5560. Aceso em: 10 mar. 2023.

OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de; MAIO, Eliane Rose. “Não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais”: o discurso inaugural no “desagendamento” do kit gay do mec. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.01, jan./mar. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/23427#:~:text=1%20(2017)%20%2F-,%E2%80%9CN%C3%83O%20VAI%20SER%20PERMITIDO%20A%20NENHUM%20%C3%93RG%C3%83O%20DO%20GOVERNO%20FAZER,DO%20KIT%20GAY%20DO%20MEC. Acesso em: 10 mar. 2023.

OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de. Kit de combate a homofobia do MEC: a polemização em torno dos recursos audiovisuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 16, n. 70, p. 319-334, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643822. Acesso em: 10 mar. 2023.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PINHO, Angela. Material que originou fake news sobre 'kit gay' apareceu em 2010; entenda: Diferentes conteúdos foram atribuídos ao conjunto didático, que nunca chegou às escolas. Folha de São Paulo, [s.l.], 05 set. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/09/material-que-originou-fake-news-sobre-kit-gay-apareceu-em-2010-entenda.shtml. Acesso em: 29 mar. 2023.

POSETTI, Julie; MATTHEWS, Alice. A short Guide to the history of ‘fake news’ and disinformation: a learning module for journalists and journalism educators. ICFJ, 2018. Disponível em: https://www.icfj.org/news/short-guide-history-fake-news-and-disinformation-new-icfj-learning-module. Acesso em: 11 jul. 2023.

QUESSADA, Miguel. A agenda setting das fake news: uma análise da desinformação contra a esquerda brasileira à luz da ciência política. Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, v. 8, n. 1, p.88-112, 2022. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/7424. Acesso em: 29 mar. 2023.

RECUERO, Raquel. Desinformação, mídia social e COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]: relatório, resultados e estratégias de combate. Pelotas, RS: MIDIARS - Grupo de Pesquisa em Mídia Discurso e Análise de Redes Sociais, 1. ed, 2021. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/midiars/files/2021/05/Desinformac%CC%A7a%CC%83o-covidmidiars-2021-1.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

RUEDIGER, M.A. (Coord.) Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil: Estudo sobre interferências ilegítimas no debate público na web, riscos à democracia e processo eleitoral de 2018. Rio de Janeiro: FGV DAPP, 2017. Disponível em: http://dapp.fgv.br/?dd1a6s1=aHR0cDovL2RhcHAuZmd2LmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA4L1JvYm9zLXJlZGVzLXNvY2lhaXMtcG9saXRpY2EtZmd2LWRhcHAucGRm. Acesso em: 07 jun. 2023.

SANTOS, Marcela Rodrigues. O professor como inimigo: análise discursiva sobre disputas em torno da “ideologia de gênero” na escola. Revista Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 21, n. 40, p. 64-79, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/view/70052. Acesso em: 29 mar. 2023.

SALGADO, Luciana Salazar. A dimensão algorítmica dos discursos ou como a língua se textualiza nos mídiuns digitais. In.: ABREU-TARDELLI, Lília Santos; GARCIA, Talita Storti; FERREIRA, Anise de Abreu G. D’Orange (org.). Pesquisa em Linguagem: Diálogos com a contemporaneidade. Campinas: Pontes Editora, 2021. E- Book. p. 12-29.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Morte e vida da imprensa. In.: SILVA, Carlos Eduardo Lins da; SÁ, Nelson de; RECH, Marcelo; SEKLES, Flavia, ISRAELY, Jeff; RENNER, Nausicaa (org.). Da pós-verdade ao risco da pós-imprensa. Observatório da Imprensa, Edição brasileira da Columbia Journalism Review, n. 945, 17 ago. 2017. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/edicao-brasileira-da-columbia-journalism-review/da-pos-verdade-ao-risco-da-pos-imprensa. Acesso em: 11 jul. 2023.

VAGGIONE, Juan Marco. A restauração legal: o neoconservadorismo e o direito na américa latina. In.: BIROLI, Flávia; VAGGIONE, Juan Marco; MACHADO, Maria das Dores Campos. Neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2020. E-book. p. 54-113.

VITORELO, Kael. KIT GAY: Atividades lúdicas para toda a família! São Paulo: Editora Veneta, 2021.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos