A mobilização de afetos e ícones relacionada ao trabalho doméstico em Laços, de Domenico Starnone
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v13i1.1284Palavras-chave:
Afetos, Ícones, Trabalho doméstico, LeituraResumo
Neste artigo, analisamos o romance Lacci (2014) de Domenico Starnone, considerando sua tradução para o português, intitulada Laços (2018). Abordamos o texto sob a perspectiva da teoria dos afetos de Spinoza (2009), em conexão com o conceito de ícone elaborado por Chnaiderman (1989) e com os estudos de Federici (2019) sobre a necessidade de valorização do trabalho doméstico. Primeiramente, são identificados os afetos e os ícones presentes nos discursos das três personagens narradoras. Na sequência, buscamos compreender de que maneira o trabalho doméstico atua no desencadeamento de afetos, a fim de expandir a leitura adequando-a ao contexto histórico retratado literariamente, referente aos desdobramentos da segunda onda do feminismo na Itália. Nessa conjugação de vieses, compreende-se como se relacionam os três aspectos basilares do romance, que se apresenta como uma leitura minuciosa e refletida sobre a dinâmica da distribuição e da (des)valorização do trabalho doméstico entre os integrantes de uma relação instituída pelo casamento.
Referências
CHNAIRDERMAN, Miriam. O Hiato Convexo: literatura e psicanálise. Editora Brasiliense, 1989.
FEDERICI, Silvia. O Ponto Zero da Revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Trad. de Coletivo Sycorax. Editora Elefante, 2019.
LAHIRI, Jhumpa. Um escritor brilhante. In: STARNONE, Domenico. Laços. Trad. de Maurício Santana Dias. Editora Todavia, 2018.
SPINOZA, Baruch. Ética. Trad. de Tomaz Tadeu. Editora Autêntica, 2009.
STARNONE, Domenico. Laços. Trad. de Maurício Santana Dias. Editora Todavia, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda Bueno de Oliveira, Marcelo Fernando de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.