As figuras mitológicas judaico-cristãs de Lilith, de Eva e de Maria nas Histórias do Rio Negro, de Vera do Val

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i1.1213

Palavras-chave:

Literatura amazônica, Trajetórias femininas, Figuras mitológicas judaico-cristã, Literatura comparada, Residualidade

Resumo

A mulher na literatura tem várias faces atribuídas ao seu comportamento, sendo escrita, até a atualidade, com marcas da percepção masculina sobre o feminino, por um lado, ao mesmo tempo que mulheres escritoras também tematizem suas experiências. É com inquietação sobre esta condição que o estudo Faces de Lilith, de Eva e de Maria nas Histórias do Rio Negro, de Vera do Val, se propõe a analisar as trajetórias femininas das personagens ribeirinhas Das Dores/Saúva, Rosalva e Janete/Giselle, de Do Val (2011), em comparação aos comportamentos e acontecimentos que permeiam as figuras mitológicas judaico-cristãs de Lilith, de Eva e de Maria, semelhantes às trajetórias de rompimento e subversão (de Lilith), desobediência e castigo (de Eva) e divinização (de Maria). Trata-se de pesquisa desenvolvida em caráter bibliográfico, tendo por norte teórico e metodológico a Literatura Comparada, com Tânia Carvalhal (2006); e a Residualidade literária e cultural de Roberto Pontes apud Pinilla (2018), nos quais busca-se investigar as figuras femininas que compõem os contos analisados.

Biografia do Autor

Flávia Tôrres Martins, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do 7 período em Letras, Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente desenvolve Projeto de Iniciação Científica com enfoque na área de literatura brasileira e portuguesa com metodologia em Literatura Comparada (2023 - 2024) flavia.martins9237@gmail.comflavia.martins@ufam.edu.br

 

Cássia Maria Bezerra do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2014), com a tese A Complexidade nos Estatutos do Homem Thiago de Mello; Mestre em Letras, com área de concentração em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2002), com a dissertação A Inovação Concreta em Xeque; Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 1999); Professora da UFAM desde 2011. É Líder do Grupo de Pesquisa Literatura em Estudos Transdisciplinares e Residuais (LETRAR), certificado pelo Diretório de Pesquisa do CNPq, e atua como docente nos Cursos de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. Coordenou o Programa de Extensão Universitária N-Linguagens, de 2012 a 2018; e o Subprojeto de Letras ? Língua Portuguesa do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/UFAM), de 2014 a 2018; atuou como Diretora do Departamento de Programas Institucionais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPI/PROPESP/UFAM), entre 2015 e 2017; Coordenadora Acadêmica da Faculdade de Letras (FLet / UFAM), de 2017 a 2019; Coordenadora do Curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa (PARFOR/UFAM), início em 2019; Coordenadora do Projeto de Pesquisa
Literatura na Escola.

Referências

BÍBLIA SAGRADA. Trad. em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida. 4. ed. Barueri, Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

BRUNEL, P. Dicionário de mitos literários. Trad. Carlos Sussekind... [et al.]. Pref. à edição brasileira de Nicolau Sevcenko. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.

BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia: História de Deuses e Heróis. Trad. De Luciano Alves Meira. ed. São Paulo: Martin Claret, 2006.

CARDOSO, Ana Maria Leal. Deusas, bruxas e serpentes: as faces do feminino na ficção de Alina Paim. Anais do SILEL, Volume 2, Número 2. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CAVALHEIRO, Juciane;. DE LIMA, Rebeca Soares. Variável Constante: Entre as Águas dos Rios e as do Rio Negro ou a Sexualidade Verificável nos Contos de Vera do Val. Scripta Alumni, Curitiba, n. 14, 2015. INSS: 1984-6614

CARVALHAL, T. F. Literatura comparada. São Paulo: Ática. Série Princípios, 2006.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

CONCEIÇÃO, Márcio Fernandes. A vida cabocla ribeirinha em Histórias do Rio Negro, de Vera do Val (dissertação de mestrado). UFAM, Manaus, 2021.

DOS SANTOS, Jandir Silva. A violência sexual como resíduo greco-romano no imaginário ficcional de Vera do Val. In: XVI CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 2018. Anais... Uberlândia: ABRALIC, 2018. p. 1883-1894.

DUPLA, Simone Aparecida. “Os Domínios de Inanna: permanências de um culto ao sagrado feminino na mesopotâmia”. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 57, p. 193-212, jul.-dez. 2012.

FREITAS, Rossemberg da Silva; NASCIMENTO, Cássia Maria Bezerra. “A Face de Lilith em Inês de Castro”. Revista Decifrar, Manaus, v. 03, n. 5, jan-jun, 2015.

FREITAS, Rossemberg da Silva; NASCIMENTO, Cássia Maria Bezerra. “Iara: mito e literatura”. In: 69ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2017. Anais... Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2017.

HACQUARD, Georges. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Trad. de Maria Helena Trindade Lopes. Lisboa: Rio Tinto,1996.

JESUS, Ester Zuzo. “O Possível Entrelaçar do Eterno Mito Feminino: Eva e Lilith em Pandora”. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, [S.l.], v. 3, n. 2, dez. 2009 – fev. 2010. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/issue/view/513. Acesso em 10 jun. 2015.

KURY, Mário da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LEÃO, Allison. Vera do Val. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 3, p. 177-181, maio 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/502. Acesso em: 19 jul. 2023.

LIMA, Francisco Wellington Rodrigues et al. (org.). Matizes de Sempre-viva: residualidade, literatura e cultura. Macapá: UNIFAP, 2020.

MOREIRA, Rubenita Alves. Escritos residuais: textos baseados na teoria da residualidade de Roberto Pontes. Fortaleza: Imprece, 2022.

PINILLA, Ingrid Karina Morales. Residualidade Literária e Cultura. In: Nascimento, C. M. B. (org.). Metodologia da pesquisa em estudos literários. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2018.

PONTES, Roberto; MARTINS, Elizabeth Dias (org.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015.

PONTES, Roberto; MARTINS, Elizabeth Dias; CERQUEIRA, Leonildo; NASCIEMNTO, Cássia Maria Bezerra do (org.). Residualidade e intertemporalidade . Curitiba: CRV, 2017.

PONTES, Roberto; MARTINS, Elizabeth Dias; LEAL, Tito Barros; NASCIMENTO, Mary; CRAVEIRO, William (org.). Todas as idades são contemporâneas: estudos de residualidade literária e cultural. Macapá : UNIFAP, 2019.

ROBLES, Martha. Mulheres, mitos e deusas. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2019.

SICUTERI, Roberto. Lilith: A lua negra. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985.

VILLAR, Fabíolla Emanuelle Silva. A Microfísica das Relações Familiares: Infância, Mulher e Família nos Contos de Vera do Val (tese de Doutorado) – UFAM, Manaus, 2021.

VAL, Vera do. Histórias do Rio Negro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2024-05-19

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários