Gêneros acadêmicos: análise de estratégias/passos retóricos em resumos de graduandos do Pibic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i1.1090

Palavras-chave:

Letramento, Gênero, Resumo, Pibic, Sociorretórica

Resumo

O domínio dos letramentos acadêmicos na esfera da vida institucional, principalmente em relação à escrita e produção do gênero resumo, demanda empenho e orientação. Diante disso, convém realçar que o resumo possui características específicas que compõem retoricamente as informações de um texto fonte. Esta pesquisa parte do seguinte questionamento: em que medida o domínio de estratégias/ passos retóricos podem orientar o aluno na escrita do resumo de um artigo de pesquisa? Para responder este questionamento, configuramos como objetivo analisar as estratégias/ passos retóricos na escrita de resumos por graduandos de diferentes áreas disciplinares, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), enfatizando a importância do domínio dos letramentos, especificamente, dos letramentos acadêmicos no processo da escrita do referido gênero. Vale dizer que esta investigação centra-se na abordagem da sociorretórica. Ancoramos as discussões nos pressupostos teóricos de Bawarshi e Reiff (2013); Bazerman (2006); Bezerra (2017; 2022); Gois (2021); Marcuschi (2008); Miller (2012); Motta-Roth e Hendgens (2010); Silva (2020), Street (2014), dentre outros. A metodologia ancora-se na perspectiva teórico-metodológica proposta por Swales (1990), o modelo CARS, (Create a Research Space), adaptado por Biasi-Rodrigues (2009). O resumo, ocupa um lugar de destaque entre os gêneros presentes no contexto acadêmico, dessa forma, a relevância desse estudo está inserida na importância de uma observação voltada para os letramentos no cenário do PIBIC, posto que, o domínio da escrita acadêmica é um requisito primordial para graduandos de iniciação científica que desejam seguir para estudos mais avançados.

Biografia do Autor

Maria Darliana Vilela Ferro, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas – Campus III, foi bolsista no Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-FAPEAL).

Ronégia de Oliveira Ferreira, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas – Campus III, foi bolsista no Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-FAPEAL).

Iraci Nobre da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Professora do curso de Letras Portuguesa e suas literaturas da Universidade Estadual de Alagoas – Campus III, Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil, Coordenadora do Subprojeto Letras PIBID – Campus III.

Referências

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Publicado

2024-05-19

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos