Gêneros acadêmicos: análise de estratégias/passos retóricos em resumos de graduandos do Pibic
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v13i1.1090Palavras-chave:
Letramento, Gênero, Resumo, Pibic, SociorretóricaResumo
O domínio dos letramentos acadêmicos na esfera da vida institucional, principalmente em relação à escrita e produção do gênero resumo, demanda empenho e orientação. Diante disso, convém realçar que o resumo possui características específicas que compõem retoricamente as informações de um texto fonte. Esta pesquisa parte do seguinte questionamento: em que medida o domínio de estratégias/ passos retóricos podem orientar o aluno na escrita do resumo de um artigo de pesquisa? Para responder este questionamento, configuramos como objetivo analisar as estratégias/ passos retóricos na escrita de resumos por graduandos de diferentes áreas disciplinares, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), enfatizando a importância do domínio dos letramentos, especificamente, dos letramentos acadêmicos no processo da escrita do referido gênero. Vale dizer que esta investigação centra-se na abordagem da sociorretórica. Ancoramos as discussões nos pressupostos teóricos de Bawarshi e Reiff (2013); Bazerman (2006); Bezerra (2017; 2022); Gois (2021); Marcuschi (2008); Miller (2012); Motta-Roth e Hendgens (2010); Silva (2020), Street (2014), dentre outros. A metodologia ancora-se na perspectiva teórico-metodológica proposta por Swales (1990), o modelo CARS, (Create a Research Space), adaptado por Biasi-Rodrigues (2009). O resumo, ocupa um lugar de destaque entre os gêneros presentes no contexto acadêmico, dessa forma, a relevância desse estudo está inserida na importância de uma observação voltada para os letramentos no cenário do PIBIC, posto que, o domínio da escrita acadêmica é um requisito primordial para graduandos de iniciação científica que desejam seguir para estudos mais avançados.
Referências
BAWARSHI, Anis; REIFF, Mary Jo. Gênero: História, teoria, pesquisa, ensino. Tradução: Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola, 2013.
BAZERMAN, Charles. Gênero agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BERNARDINO, Cibele Gadelha; VALENTIM, Dawton Lima. Uma breve análise comparativa entre exemplares do gênero textual “resumo acadêmico”. Entrepalavras, Fortaleza, v. 6, p. 25-45, jan./jun. 2016.
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola, 2017.
BEZERRA, Benedito Gomes. O gênero com ele é e como não é. São Paulo: Parábola, 2022.
BIASI-RODRIGUES, Bernadete; O gênero resumo: uma prática discursiva na comunidade acadêmica. In: BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Claúdia Tavares de (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com JOHN Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 49-75.
FISCHER, Adriana. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Acta Aci. Lang Cult, Maringá, v.30, n.2, p. 177-187, 2008.
GOIS, Karla Epiphania Lins de. Práticas de Letramento no Ensino Médio: uma análise do resumo de iniciação científica. Tese (Doutorando em Ciências da Linguagem), Universidade Católica de Pernambuco. PPG em ciências da Linguagem, Recife, pp. 198, 2021.
MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luis Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 19-36.
MILLER, Carolyn Rae. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editoria; Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editoria, 2010.
OLIVEIRA, John Hélio Porangaba de. Os gêneros resumo: agrupamentos, relações e interpelações contextuais nos eventos acadêmicos. Tese (Doutorando em Ciências da Linguagem), Universidade Católica de Pernambuco. PPG em ciências da Linguagem, Recife, pp. 569, 2022.
ROJO, Roxane. Letramentos escolares: coletâneas de textos nos livros didáticos de língua portuguesa, Perspectiva. Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 433-465, jul./dez. 2010.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In Rojo, Roxane; Moura, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012, p. 11-31.
SILVA, Iraci Nobre da. Análise sociorretórica de introduções de artigos científicos no quadro dos letramentos acadêmicos de graduandos pibidianos em três áreas disciplinares. Tese (Doutorando em Ciências da Linguagem), Universidade Católica de Pernambuco. PPG em Ciências da Linguagem, Recife, pp. 224, 2020
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
STREET. Brian Vincent. ‘Academic literacies approaches to qenre’? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.10, n2, p. 347-361, 2010.
STREET. Brian Vincent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Darliana Vilela Ferro, Ronégia de Oliveira Ferreira, Iraci Nobre da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.