Neoliberalismo em cena: letramento como agregador de valor a um produto educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.979

Palabras clave:

Letramento, Hipermídia, Educação Mercadológica, E-book, Neoliberalismo

Resumen

No contexto educacional, a divulgação de materiais educacionais em formato e-book com o intuito de auxiliar o trabalho do professor é comum. Um exemplo disso é o livro digital Introdução ao Letramento: conceitos básicos, como estamos no Brasil e perspectivas para o futuro, produzido pela start up “Letrus” e disponibilizado gratuitamente em seu site. A empresa que o produziu possui uma plataforma online privada autointitulada “de letramento”, que se propõe a corrigir redações de seus usuários, aliando inteligência artificial e feedback humano. Por estar vinculada ao ambiente educacional público e privado, indagamo-nos sobre as relações mercadológicas que poderiam estar envolvidas na produção e divulgação do livro digital em contexto neoliberal que compreendem educação como mercado. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a possibilidade do referido e-book ser utilizado como estratégia de venda da plataforma de correção textual por meio da articulação do conceito de letramento, recentemente incorporado aos documentos educacionais oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Assim, em consonância com a Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e os postulados sobre Edu-business (Ball, 2014), e valendo-se de uma abordagem interpretativista de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2000; Lankshear; Knobel, 2008), analisamos recortes do livro digital, considerando as proposições de vários autores (Grupo Nova Londres, 2021; Rojo, 2009; Lankshear; Knobel; Curran, 2013; Street, 2014) sobre Letramentos. Finalmente, a investigação conduzida neste artigo permitiu visualizar a articulação do conceito de letramento como autônomo no e-book, um agregador de valor para a venda da plataforma Letrus e, consequentemente, argumento persuasivo para que isso ocorresse. Além disso, foi possível observar como a ordem neoliberal de edu-business articula a linguagem e a educação com relações mercadológicas, nas quais tudo vira produto, em especial, quando nos referimos à educação pública e visualizamos uma lógica de privatização, oferecendo “soluções inovadoras” para uma possível educação pública ineficaz.

Biografía del autor/a

Davi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, na área de Linguística e Semiótica e na linha de pesquisa Linguagens, Identidade e Ensino, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras - Português e Inglês também pela UFMS. Possui interesse nos seguintes temas: ensino e avaliação mediados pelas tecnologias, letramento crítico, formação cidadã, ensino de línguas e multimodalidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq. Também possui experiência com ensino de inglês para alunos do fundamental I e II, Pré I e II e Maternal, ensino de língua portuguesa (leitura e interpretação de textos) e tradução de artigos da área na saúde/enfermagem.

Iasmin Maia Pedro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em "Educação Bilíngue" e em "Educação e tecnologias", mestranda em Estudos de Linguagens. Foi voluntária de iniciação científica, atuou como membro dos projetos de extensão Laboratório de Revisão de Textos Acadêmico-científicos (LABREV - UFMS) e Programa de ensino de línguas (PROGELI - UFMS). Possui interesse no ensino de língua estrangeira, sob a perspectiva teórica dos letramentos, participando do grupo de pesquisa "Letramentos e Feminismos", coordenado pela Profa. Dra. Fabiana Biondo, e participou do projeto interinstitucional "Linguagem, mídia e novas tecnologias", coordenado pelo Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo, pela Universidade Estadual de Maringá.

Citas

BALL, Stephen John. “Nova” Filantropia, capitalismo social e política educacional. In: BALL, Stephen J. Educação Global S.A: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Paraná: Editora UEPG, 2014.

BIONDO, Fabiana Poças. As diferentes versões de uma história única: a polêmica a respeito do livro didático por uma vida melhor e o estudos do(s) letramento(s). Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 51, n. 1, p. 245–260, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645422. Acesso em: 14 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

DECISIONLINK. Added value marketing examples that get your business noticed. Disponível em: https://www.decisionlink.com/blog/added-value-marketing-examples-that-get-your-business-noticed. Acesso em 10 mai. 2023

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. Introduction: the discipline and practice of qualitative research. In: DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. The sage handbook of qualitative research. Thousands Oaks: Sage Publication Ltd, 2000.

ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching. Institute for Research on Teaching, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, 2021. p. 101-145. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578/4503. Acesso em: 14 jun. 2023.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michel; CURRAN, Caitlin. Conceptualizing and Researching “New Literacies”. In: CHAPELLE, C. A. (Org.). The Encyclopedia of Applied Linguistics. Oxford, UK: Wiley-Blackwell, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/18716866/Conceptualizing_and_researching_new_literacies_2013_. Acesso em: 14 jun. 2023.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michel. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008

LETRUS. Introdução ao letramento: Conceitos básicos, como estamos no Brasil e perspectivas para o futuro. s/a. Disponível em em: https://materiais.letrus.com.br/ebook-letramento. Acesso em: 06 nov. 2023

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario; MARTINEZ, Juliana Zeggio; DINIZ DE FIGUEIREDO, Eduardo Henrique. “EU SÓ POSSO ME RESPONSABILIZAR PELAS MINHAS LEITURAS, NÃO PELAS TEORIAS QUE EU CITO”: entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza (USP). REVISTA X, Curitiba, v. 14, n. 5, p. 05-21, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/69230. Acesso em: 27 jun. 2023.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Introdução. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-37.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

PINHEIRO, Petrilson. Text revision practices in an e-learning environment: fostering the learning by design perspective. Innovation in Language Learning and Teaching. 2018, DOI: 10.1080/17501229.2018.1482902.

ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos: Escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VAZ, Raphael Barreto. Neocolonialismo: letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa etnografia.2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Setor de ciências humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.

VERGNA, Márcia Aparecida. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24366. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24366. Acesso em: 14 jun. 2023.

Publicado

2023-12-21

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos