Neoliberalismo em cena: letramento como agregador de valor a um produto educacional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.979

Keywords:

Letramento, Hipermídia, Educação Mercadológica, E-book, Neoliberalismo

Abstract

No contexto educacional, a divulgação de materiais educacionais em formato e-book com o intuito de auxiliar o trabalho do professor é comum. Um exemplo disso é o livro digital Introdução ao Letramento: conceitos básicos, como estamos no Brasil e perspectivas para o futuro, produzido pela start up “Letrus” e disponibilizado gratuitamente em seu site. A empresa que o produziu possui uma plataforma online privada autointitulada “de letramento”, que se propõe a corrigir redações de seus usuários, aliando inteligência artificial e feedback humano. Por estar vinculada ao ambiente educacional público e privado, indagamo-nos sobre as relações mercadológicas que poderiam estar envolvidas na produção e divulgação do livro digital em contexto neoliberal que compreendem educação como mercado. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a possibilidade do referido e-book ser utilizado como estratégia de venda da plataforma de correção textual por meio da articulação do conceito de letramento, recentemente incorporado aos documentos educacionais oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Assim, em consonância com a Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e os postulados sobre Edu-business (Ball, 2014), e valendo-se de uma abordagem interpretativista de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2000; Lankshear; Knobel, 2008), analisamos recortes do livro digital, considerando as proposições de vários autores (Grupo Nova Londres, 2021; Rojo, 2009; Lankshear; Knobel; Curran, 2013; Street, 2014) sobre Letramentos. Finalmente, a investigação conduzida neste artigo permitiu visualizar a articulação do conceito de letramento como autônomo no e-book, um agregador de valor para a venda da plataforma Letrus e, consequentemente, argumento persuasivo para que isso ocorresse. Além disso, foi possível observar como a ordem neoliberal de edu-business articula a linguagem e a educação com relações mercadológicas, nas quais tudo vira produto, em especial, quando nos referimos à educação pública e visualizamos uma lógica de privatização, oferecendo “soluções inovadoras” para uma possível educação pública ineficaz.

Author Biographies

Davi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, na área de Linguística e Semiótica e na linha de pesquisa Linguagens, Identidade e Ensino, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras - Português e Inglês também pela UFMS. Possui interesse nos seguintes temas: ensino e avaliação mediados pelas tecnologias, letramento crítico, formação cidadã, ensino de línguas e multimodalidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq. Também possui experiência com ensino de inglês para alunos do fundamental I e II, Pré I e II e Maternal, ensino de língua portuguesa (leitura e interpretação de textos) e tradução de artigos da área na saúde/enfermagem.

Iasmin Maia Pedro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em "Educação Bilíngue" e em "Educação e tecnologias", mestranda em Estudos de Linguagens. Foi voluntária de iniciação científica, atuou como membro dos projetos de extensão Laboratório de Revisão de Textos Acadêmico-científicos (LABREV - UFMS) e Programa de ensino de línguas (PROGELI - UFMS). Possui interesse no ensino de língua estrangeira, sob a perspectiva teórica dos letramentos, participando do grupo de pesquisa "Letramentos e Feminismos", coordenado pela Profa. Dra. Fabiana Biondo, e participou do projeto interinstitucional "Linguagem, mídia e novas tecnologias", coordenado pelo Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo, pela Universidade Estadual de Maringá.

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Published

2023-12-21

Issue

Section

Artigos - Estudos Linguísticos