Publicidade no Instagram: uma leitura discursivo-crítica
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.932Palabras clave:
Fome, Propaganda publicitária, Análise de Discurso Crítica, Gramática do design visualResumen
Mesmo com o aprimoramento da tecnologia agrícola, a fome assola milhões de brasileiros. Tendo isso em vista, este trabalho intitulado Publicidade no Instagram: uma leitura discursivo-crítica visa analisar as diferentes representações e os diferentes discursos articulados em publicidades publicadas no Instagram. Para isso, selecionamos um corpus composto por quatro peças publicitárias extraídas dessa rede social, partindo da problemática que envolve a insegurança alimentar (grave) no Brasil – a fome. No que tange ao embasamento teórico, tem-se como base os pressupostos da Análise de Discurso Crítica (doravante ADC), desenvolvida pelo linguista britânico Norman Fairclough (2001; 2003a), e o aporte teórico proposto por Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) sobre a Gramática do Design Visual (doravante GDV). Entre os princípios da ADC, focamos nosso olhar nos aspectos pertinentes aos significados acional, representacional e identificacional e, relativamente à GDV, destacamos as metafunções representacional, interacional e composicional. Esse trabalho, em suma, parte da defesa de uma leitura crítica das propagandas publicitárias nos meios comunicativos, visando à emancipação da sociedade.
Citas
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia: Inferno, Purgatório e Paraíso. São Paulo: Editora 34, 1999.
BATISTA JR., José Ribamar; MELO, Iran Ferreira de; SATO, Denise Tamaê Borges (orgs). Análise de Discurso Crítica para linguistas e não linguistas. 1ª. ed. São Paulo: Parábola, 2018.
BRASIL, CONTRAF. CONTRAF BRASIL divulga NOTA P. 2017. Disponível em: https://contrafbrasil.org.br/noticias/contraf-brasil-divulga-nota-p-blica-sobre-o-questionario-do-censo-agropecuario-d-6a3e/. Acesso em: 7 Jul. 2022.
CALIBAN. FILME | ENCONTRO com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá. Direção de Silvio Tendler. Rio de Janeiro: Caliban Produções Cinematográficas, 2006. YouTube, 1 vídeo (89 minutos). Disponível em: https://youtu.be/ifZ7PNTazgY. Acesso em: 26 Mar. 2022.
CORRADI, Analaura; CURY, Luiz Fernando; GOMES, Neusa. A Dialética Conceitual da Publicidade e da Propaganda. In: Publicidade: Análise da Produção Publicitária e da Formação Profissional. São Paulo: Comunicação Publicitária ALAIC, 1998.
CHIAVENATO, Júlio José. O Massacre da Natureza. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
CHONCHOL, Jacques. O Desafio Alimentar: a fome no mundo. São Paulo: Marco Zero, 1989.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, Trad. 2001.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.
GONÇALEZ, Márcio Carbaca. Publicidade e propaganda. Fortaleza: IESDE BRASIL SA, 2009.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Eduard Arnold, 1985.
IASBECK, Luiz Carlos Assis. A arte dos slogans: as técnicas de construção das frases de efeito no texto publicitário. Brasília: Upis, 2002.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 1996[2006].
LACOSTE, Yves. Geografia do subdesenvolvimento. São Paulo: Difel, 1982.
LASSWELL, Harold D. Democracy Through Public Opinion. Menasha: George Banta Publishing Company, 1941.
MAGALHÃES, Sônia Maria de. Alimentação, saúde e doenças em Goiás no século XIX. 2004. 254 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2004.
MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1979.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINS, Ana Maria Sá. Representações do feminino: uma análise discursiva dos perfis jornalísticos de O Estado do Maranhão. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, 2009.
PAJOLLA, Murilo. Afinal, o Brasil está ou não no Mapa da Fome da ONU? Brasil de Fato, 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/06/30/afinal-o-brasil-esta-ou-nao-no-mapa-da-fome-da-onu#:~:text=%22Eram%2010%2C3%20milh%C3%B5es%20de,a%20pesquisa%20da%20Rede%20PENSSAN. Acesso em: 9 Fev. 2022.
PONTES-RIBEIRO, Dulce Helena. Estudo semiótico do slogan da campanha bolsonarista: Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 843-872, 2021.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise do Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SOUZA, Regina Maria de, et al. A comercialização de commodities. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, v. 6, n. 6, 2015.
STRAY, Leonardo et al. Agricultura convencional versus sistemas agroecológicos: modelos, impactos, avaliação da qualidade e perspectivas. Scientia Agraria Paranaensis, v. 13, n. 2, p. 80-94, 2014.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ramon de Almeida Miranda, Ana Maria Sá Martins, Emilly Nathalia Corrêa do Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor pertenecen a los autores del texto.