DOIS AMORES E DUAS CIDADES:

UMA LEITURA AGOSTINIANA DA OBRA CORPOS E ALMAS, DE MAXENCE VAN DER MEERSCH

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.241

Palabras clave:

Agostinho. Amor. Literatura. Romance. Cristianismo.

Resumen

Considerando a perspectiva fundada por Santo Agostinho concernente aos dois amores e as duas cidades, objetiva-se, neste artigo, verificar o quanto deste pensamento se reflete na obra Corpos e Almas, do escritor francês Maxence Van Der Meersch. Numa primeira parte, procedeu-se a uma revisão teórico-conceitual de conceitos do campo da Linguística, teoria da Literatura e Literatura Comparada quanto à intertextualidade e o dialogismo que pode ocorrer em um texto e outro, apresentando em seguida o pensamento de Santo Agostinho quanto ao amor e suas implicações. Posteriormente, procedeu-se à análise do romance, selecionando-se três personagens, sendo eles Jean Doutreval de Carvalho, Michel e Evelyne Goyens, nos quais verificou-se a presença da concepção agostiniana das duas cidades. Desse modo, observou-se que a obra de Meersch foi escrita sob o plano de fundo do pensamento de Santo Agostinho tocante ao amor, em que os personagens são construídos de um modo a representarem as duas cidades ou sociedades de homens: Jean Doutreval a Cidade dos homens que amam somente a si mesmos a ponto de desprezarem os demais; Michel e Evelyne, a cidade dos homens que amam o outro a ponto de renunciarem a si próprios. E nesse amor desprendido de si mesmo o indivíduo encontra a felicidade e sua salvação. O que permite concluir uma leitura agostiniana do romance francês.

Biografía del autor/a

Francisco Romário de Queiroz Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando do Curso de Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É membro do Lumem, Grupo de Pesquisa em Filosofia Patrística e Medieval e membro do Programa Bale (Biblioteca Ambulante e Literatura na Escola). Suas pesquisas são direcionadas para o âmbito cristão, mais precisamente para a filosofia de Santo Agostinho, em que pesquisa sobre a problemática do amor no pensamento agostiniano. Tem experiência em temas como o amor, a vontade, a verdade e a beleza na filosofia de Santo Agostinho, História da Igreja, Teologia da Liturgia, Teologia Dogmática e História dos Concílios Ecumênicos.

Francisco Clébio Figueiredo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL/UERN. Mestre em Letras (aprovação com distinção) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2015), Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2012), Especialização em Metodologias Ativas pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP (2020), Graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2010). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER (2019). Professor da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar nos cursos de Pedagogia e Administração. Professor do Departamento de Letras Vernáculas do Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF/UERN. Tem experiência com o Ensino Superior na área de educação e linguagem. Atuou como professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Rede Pública de Ensino da cidade de São Miguel-RN, trabalhando com turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Participou da construção do Documento Curricular do Rio Grande do Norte na condição de redator do componente curricular Língua Portuguesa. Publicação de trabalhos acadêmicos em eventos local, regional, nacional e internacional. Dedica-se ao estudo na área de Língua Materna com ênfase no ensino de gramática correlacionado ao texto e é membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalista – GPEF.

Francisco Edson Gonçalves Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras (habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mestre e Doutor em Letras pela mesma universidade. Professor de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, duplo e literatura fantástica.

Publicado

2022-04-30 — Actualizado el 2022-06-20

Versiones

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários