As concepções de língua presentes em um material didático de língua portuguesa: uma análise a partir dos conceitos foucaultianos de enunciado e de função enunciativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1447

Palabras clave:

Concepções científicas de língua, Análise do Discurso, Material didático

Resumen

Neste trabalho, utilizamos as reflexões teórico-metodológicas de Foucault (2008) para descrever e para analisar as diferentes concepções sobre língua presentes no livro didático de Língua Portuguesa Estudos da Linguagem (FTD, 2021), voltado para o ensino médio.  Esse processo permitiu-nos examinar, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a aparição, a conexão, a incorporação e a manifestação de três abordagens distintas de língua como objeto científico: uma influenciada por Saussure, outra por Jakobson e uma terceira por Chomsky. Também chegamos à conclusão de que a BNCC não contempla todos os conceitos científicos sobre língua e de que há uma presença subentendida da teoria de Saussure em uma das competências do documento.

Biografía del autor/a

César Morais Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando, sendo bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em licenciatura em Letras, com dupla habilitação em Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2021). Membro do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure (CNPq), GP_FdS. Com relação às atividades docentes, atuou como professor regente de aulas nas redes pública e particular de ensino e em ensino profissionalizante. Tem experiência em ensino de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa e em revisão textual. Com relação à pesquisa, desenvolve estudos acerca da produção teórica de Ferdinand de Saussure, com ênfase a) na articulação da teoria saussuriana e o ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Brasil e b) na recepção teórica de Ferdinand de Saussure, sob orientação da Prof. Dra. Eliane Mara Silveira.

Citas

BALADELI, Ana Paula Domingos. Letramento crítico e questões de identidade em textos digitais no livro didático de língua inglesa. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2368. Acesso em: 09 nov. 2023.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes Editores, 2005.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 33-44.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CÂMARA JÚNIOR, Joaquim Mattoso. História da linguística. Petrópolis: Editora Vozes, 2021. Edição revista e comentada por Valdir do Nascimento Flores e por Gabriel de Ávila Othero.

CHOMSKY, Noam. Syntatic structures. Haia: Mouton, 1957.

CHOMSKY, Noam.. Operações fundamentais da linguagem: reflexões sobre o design ótimo. Cadernos de Linguística, Abralin, [s. l.], v. I, n. 1, 2020.

DELEUZE, Gilles. Um novo arquivista (Arqueologia do Saber). In: DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Martins, 1988.

FERNANDES JÚNIOR, Antônio. Discurso, poder e resistência em Sangria. In: BRAGA, Amanda.; SÁ, Israel de (Org.). Por uma microfísica das resistências: Michel Foucault e as lutas antiautoritárias da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 179-204.

FLORES, Valdir do Nascimento. A linguística Geral de Ferdinand de Saussure. São Paulo: Contexto, 2023.

FOUCAULT, Michael. A verdade e as formas jurídicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003.

FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

FOUCAULT, Michael. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2008.

FRANCESCHINI, Bruno. Cartografias do Discurso: a constituição de um dispositivo de TDAH. 2017. 155 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18021/1/CartografiasDiscursoConstituicao.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

FTD. Estudos da Linguagem: linguagens e suas tecnologias. 2. ed. São Paulo: FTD, 2021.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. Cascavel: Assoeste, 1985. Cap. 5. p. 41-48.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, [1975] 2003.

MARQUES, Allana Cristina Moreira. Entre o corte, a ruptura e o movimento. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 26, n. 2, p. 310-330, 2023. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/linguagem/article/view/7034/5896. Acesso em: 29 out. 2023.

NORMAND, Claudine. Saussure. Trad. de Ana de Alencar e Marcelo Diniz. São Paulo: Estação Liberdade, [2000] 2009.

PARREIRA, Míriam Silveira. A importância do pensamento de Saussure e da teoria de Chomsky para a Linguística Moderna. Domínios de Lingu@Gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 1024-1044, 1 out. 2017. Semestral. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia. http://dx.doi.org/10.14393/dl30-v11n3a2017-27. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/195096418.pdf. Acesso em: 01 jan. 2024.

PILATI, Eloísa Nascimento da Silva; WEISSHEIMER, Janaína; PRADO, Ana Paula Oliveira do. Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? Script, [s. l], v. 27, n. 59, p. 67-91, 2023. Quadrimestral. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257/20888. Acesso em: 03 nov. 2023.

PIOVEZANI, Carlos; SILVEIRA, Allice Toledo Lima da. O valor de Saussure para os estudos do discurso. Gragoatá, [S.L.], v. 22, n. 44, p. 1066-1086, 22 dez. 2017. Pro Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - UFF. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33549. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33549. Acesso em: 10 set. 2023.

PUECH, Christian. L’émergence de la notion de “discours” en France et les destins du saussurisme. Langages, Paris, n. 159, p. 93-110, 2005.

SAUSSURE, Ferdinand de. (1857-1913). Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Balloy; Albert Sechehay; com a colaboração de Albert Riedlinger; prefácio da edição brasileira Isaac Nicolau Salum; tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. 27 ed. São Paulo: Cultrix, [1916] 2006.

SILVEIRA, Eliane Mara. As marcas do movimento de Saussure na fundação da linguística. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

TROIS, João Fernando de Moraes. Por um nó epistemológico da linguística e da psicanálise: um estudo sobre Saussure, Benveniste e Lacan. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/3537. Acesso em: 01 jan. 2024.

Publicado

2024-09-03

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos