Neoliberalismo em cena: letramento como agregador de valor a um produto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.979

Palavras-chave:

Letramento, Hipermídia, Educação Mercadológica, E-book, Neoliberalismo

Resumo

No contexto educacional, a divulgação de materiais educacionais em formato e-book com o intuito de auxiliar o trabalho do professor é comum. Um exemplo disso é o livro digital Introdução ao Letramento: conceitos básicos, como estamos no Brasil e perspectivas para o futuro, produzido pela start up “Letrus” e disponibilizado gratuitamente em seu site. A empresa que o produziu possui uma plataforma online privada autointitulada “de letramento”, que se propõe a corrigir redações de seus usuários, aliando inteligência artificial e feedback humano. Por estar vinculada ao ambiente educacional público e privado, indagamo-nos sobre as relações mercadológicas que poderiam estar envolvidas na produção e divulgação do livro digital em contexto neoliberal que compreendem educação como mercado. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a possibilidade do referido e-book ser utilizado como estratégia de venda da plataforma de correção textual por meio da articulação do conceito de letramento, recentemente incorporado aos documentos educacionais oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Assim, em consonância com a Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e os postulados sobre Edu-business (Ball, 2014), e valendo-se de uma abordagem interpretativista de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2000; Lankshear; Knobel, 2008), analisamos recortes do livro digital, considerando as proposições de vários autores (Grupo Nova Londres, 2021; Rojo, 2009; Lankshear; Knobel; Curran, 2013; Street, 2014) sobre Letramentos. Finalmente, a investigação conduzida neste artigo permitiu visualizar a articulação do conceito de letramento como autônomo no e-book, um agregador de valor para a venda da plataforma Letrus e, consequentemente, argumento persuasivo para que isso ocorresse. Além disso, foi possível observar como a ordem neoliberal de edu-business articula a linguagem e a educação com relações mercadológicas, nas quais tudo vira produto, em especial, quando nos referimos à educação pública e visualizamos uma lógica de privatização, oferecendo “soluções inovadoras” para uma possível educação pública ineficaz.

Biografia do Autor

Davi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, na área de Linguística e Semiótica e na linha de pesquisa Linguagens, Identidade e Ensino, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras - Português e Inglês também pela UFMS. Possui interesse nos seguintes temas: ensino e avaliação mediados pelas tecnologias, letramento crítico, formação cidadã, ensino de línguas e multimodalidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq. Também possui experiência com ensino de inglês para alunos do fundamental I e II, Pré I e II e Maternal, ensino de língua portuguesa (leitura e interpretação de textos) e tradução de artigos da área na saúde/enfermagem.

Iasmin Maia Pedro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em "Educação Bilíngue" e em "Educação e tecnologias", mestranda em Estudos de Linguagens. Foi voluntária de iniciação científica, atuou como membro dos projetos de extensão Laboratório de Revisão de Textos Acadêmico-científicos (LABREV - UFMS) e Programa de ensino de línguas (PROGELI - UFMS). Possui interesse no ensino de língua estrangeira, sob a perspectiva teórica dos letramentos, participando do grupo de pesquisa "Letramentos e Feminismos", coordenado pela Profa. Dra. Fabiana Biondo, e participou do projeto interinstitucional "Linguagem, mídia e novas tecnologias", coordenado pelo Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo, pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos