Publicidade no Instagram: uma leitura discursivo-crítica
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.932Palavras-chave:
Fome, Propaganda publicitária, Análise de Discurso Crítica, Gramática do design visualResumo
Mesmo com o aprimoramento da tecnologia agrícola, a fome assola milhões de brasileiros. Tendo isso em vista, este trabalho intitulado Publicidade no Instagram: uma leitura discursivo-crítica visa analisar as diferentes representações e os diferentes discursos articulados em publicidades publicadas no Instagram. Para isso, selecionamos um corpus composto por quatro peças publicitárias extraídas dessa rede social, partindo da problemática que envolve a insegurança alimentar (grave) no Brasil – a fome. No que tange ao embasamento teórico, tem-se como base os pressupostos da Análise de Discurso Crítica (doravante ADC), desenvolvida pelo linguista britânico Norman Fairclough (2001; 2003a), e o aporte teórico proposto por Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) sobre a Gramática do Design Visual (doravante GDV). Entre os princípios da ADC, focamos nosso olhar nos aspectos pertinentes aos significados acional, representacional e identificacional e, relativamente à GDV, destacamos as metafunções representacional, interacional e composicional. Esse trabalho, em suma, parte da defesa de uma leitura crítica das propagandas publicitárias nos meios comunicativos, visando à emancipação da sociedade.
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