Publicidade no Instagram: uma leitura discursivo-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.932

Palavras-chave:

Fome, Propaganda publicitária, Análise de Discurso Crítica, Gramática do design visual

Resumo

Mesmo com o aprimoramento da tecnologia agrícola, a fome assola milhões de brasileiros. Tendo isso em vista, este trabalho intitulado Publicidade no Instagram: uma leitura discursivo-crítica visa analisar as diferentes representações e os diferentes discursos articulados em publicidades publicadas no Instagram. Para isso, selecionamos um corpus composto por quatro peças publicitárias extraídas dessa rede social, partindo da problemática que envolve a insegurança alimentar (grave) no Brasil – a fome. No que tange ao embasamento teórico, tem-se como base os pressupostos da Análise de Discurso Crítica (doravante ADC), desenvolvida pelo linguista britânico Norman Fairclough (2001; 2003a), e o aporte teórico proposto por Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) sobre a Gramática do Design Visual (doravante GDV). Entre os princípios da ADC, focamos nosso olhar nos aspectos pertinentes aos significados acional, representacional e identificacional e, relativamente à GDV, destacamos as metafunções representacional, interacional e composicional. Esse trabalho, em suma, parte da defesa de uma leitura crítica das propagandas publicitárias nos meios comunicativos, visando à emancipação da sociedade.

Biografia do Autor

Ramon de Almeida Miranda, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão, bolsista PIBIC/FAPEMA com experiência em pesquisas na área de Análise de Discurso Crítica e é membro do Grupo de Pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas.

Ana Maria Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Professora Adjunta do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Maranhão e professora na Rede Municipal de São Luís, na UEB Santa Clara. Tem interesse de pesquisas nas áreas de Educação, com ênfase em Linguística, Língua e Literatura. É membro do Grupo de Pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas e do Grupo de Pesquisa TECER.

Emilly Nathalia Corrêa do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão, bolsista PIBIC/FAPEMA com experiência em pesquisas na área Análise de Discurso Crítica. É membro do Grupo de Pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas.

Referências

ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia: Inferno, Purgatório e Paraíso. São Paulo: Editora 34, 1999.

BATISTA JR., José Ribamar; MELO, Iran Ferreira de; SATO, Denise Tamaê Borges (orgs). Análise de Discurso Crítica para linguistas e não linguistas. 1ª. ed. São Paulo: Parábola, 2018.

BRASIL, CONTRAF. CONTRAF BRASIL divulga NOTA P. 2017. Disponível em: https://contrafbrasil.org.br/noticias/contraf-brasil-divulga-nota-p-blica-sobre-o-questionario-do-censo-agropecuario-d-6a3e/. Acesso em: 7 Jul. 2022.

CALIBAN. FILME | ENCONTRO com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá. Direção de Silvio Tendler. Rio de Janeiro: Caliban Produções Cinematográficas, 2006. YouTube, 1 vídeo (89 minutos). Disponível em: https://youtu.be/ifZ7PNTazgY. Acesso em: 26 Mar. 2022.

CORRADI, Analaura; CURY, Luiz Fernando; GOMES, Neusa. A Dialética Conceitual da Publicidade e da Propaganda. In: Publicidade: Análise da Produção Publicitária e da Formação Profissional. São Paulo: Comunicação Publicitária ALAIC, 1998.

CHIAVENATO, Júlio José. O Massacre da Natureza. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

CHONCHOL, Jacques. O Desafio Alimentar: a fome no mundo. São Paulo: Marco Zero, 1989.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, Trad. 2001.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.

GONÇALEZ, Márcio Carbaca. Publicidade e propaganda. Fortaleza: IESDE BRASIL SA, 2009.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Eduard Arnold, 1985.

IASBECK, Luiz Carlos Assis. A arte dos slogans: as técnicas de construção das frases de efeito no texto publicitário. Brasília: Upis, 2002.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 1996[2006].

LACOSTE, Yves. Geografia do subdesenvolvimento. São Paulo: Difel, 1982.

LASSWELL, Harold D. Democracy Through Public Opinion. Menasha: George Banta Publishing Company, 1941.

MAGALHÃES, Sônia Maria de. Alimentação, saúde e doenças em Goiás no século XIX. 2004. 254 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2004.

MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1979.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINS, Ana Maria Sá. Representações do feminino: uma análise discursiva dos perfis jornalísticos de O Estado do Maranhão. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, 2009.

PAJOLLA, Murilo. Afinal, o Brasil está ou não no Mapa da Fome da ONU? Brasil de Fato, 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/06/30/afinal-o-brasil-esta-ou-nao-no-mapa-da-fome-da-onu#:~:text=%22Eram%2010%2C3%20milh%C3%B5es%20de,a%20pesquisa%20da%20Rede%20PENSSAN. Acesso em: 9 Fev. 2022.

PONTES-RIBEIRO, Dulce Helena. Estudo semiótico do slogan da campanha bolsonarista: Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 843-872, 2021.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise do Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

SOUZA, Regina Maria de, et al. A comercialização de commodities. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, v. 6, n. 6, 2015.

STRAY, Leonardo et al. Agricultura convencional versus sistemas agroecológicos: modelos, impactos, avaliação da qualidade e perspectivas. Scientia Agraria Paranaensis, v. 13, n. 2, p. 80-94, 2014.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos