As concepções de língua presentes em um material didático de língua portuguesa: uma análise a partir dos conceitos foucaultianos de enunciado e de função enunciativa
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1447Palavras-chave:
Concepções científicas de língua, Análise do Discurso, Material didáticoResumo
Neste trabalho, utilizamos as reflexões teórico-metodológicas de Foucault (2008) para descrever e para analisar as diferentes concepções sobre língua presentes no livro didático de Língua Portuguesa Estudos da Linguagem (FTD, 2021), voltado para o ensino médio. Esse processo permitiu-nos examinar, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a aparição, a conexão, a incorporação e a manifestação de três abordagens distintas de língua como objeto científico: uma influenciada por Saussure, outra por Jakobson e uma terceira por Chomsky. Também chegamos à conclusão de que a BNCC não contempla todos os conceitos científicos sobre língua e de que há uma presença subentendida da teoria de Saussure em uma das competências do documento.
Referências
BALADELI, Ana Paula Domingos. Letramento crítico e questões de identidade em textos digitais no livro didático de língua inglesa. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2368. Acesso em: 09 nov. 2023.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes Editores, 2005.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 33-44.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CÂMARA JÚNIOR, Joaquim Mattoso. História da linguística. Petrópolis: Editora Vozes, 2021. Edição revista e comentada por Valdir do Nascimento Flores e por Gabriel de Ávila Othero.
CHOMSKY, Noam. Syntatic structures. Haia: Mouton, 1957.
CHOMSKY, Noam.. Operações fundamentais da linguagem: reflexões sobre o design ótimo. Cadernos de Linguística, Abralin, [s. l.], v. I, n. 1, 2020.
DELEUZE, Gilles. Um novo arquivista (Arqueologia do Saber). In: DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Martins, 1988.
FERNANDES JÚNIOR, Antônio. Discurso, poder e resistência em Sangria. In: BRAGA, Amanda.; SÁ, Israel de (Org.). Por uma microfísica das resistências: Michel Foucault e as lutas antiautoritárias da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 179-204.
FLORES, Valdir do Nascimento. A linguística Geral de Ferdinand de Saussure. São Paulo: Contexto, 2023.
FOUCAULT, Michael. A verdade e as formas jurídicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003.
FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
FOUCAULT, Michael. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2008.
FRANCESCHINI, Bruno. Cartografias do Discurso: a constituição de um dispositivo de TDAH. 2017. 155 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18021/1/CartografiasDiscursoConstituicao.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.
FTD. Estudos da Linguagem: linguagens e suas tecnologias. 2. ed. São Paulo: FTD, 2021.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. Cascavel: Assoeste, 1985. Cap. 5. p. 41-48.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, [1975] 2003.
MARQUES, Allana Cristina Moreira. Entre o corte, a ruptura e o movimento. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 26, n. 2, p. 310-330, 2023. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/linguagem/article/view/7034/5896. Acesso em: 29 out. 2023.
NORMAND, Claudine. Saussure. Trad. de Ana de Alencar e Marcelo Diniz. São Paulo: Estação Liberdade, [2000] 2009.
PARREIRA, Míriam Silveira. A importância do pensamento de Saussure e da teoria de Chomsky para a Linguística Moderna. Domínios de Lingu@Gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 1024-1044, 1 out. 2017. Semestral. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia. http://dx.doi.org/10.14393/dl30-v11n3a2017-27. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/195096418.pdf. Acesso em: 01 jan. 2024.
PILATI, Eloísa Nascimento da Silva; WEISSHEIMER, Janaína; PRADO, Ana Paula Oliveira do. Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira? Script, [s. l], v. 27, n. 59, p. 67-91, 2023. Quadrimestral. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30257/20888. Acesso em: 03 nov. 2023.
PIOVEZANI, Carlos; SILVEIRA, Allice Toledo Lima da. O valor de Saussure para os estudos do discurso. Gragoatá, [S.L.], v. 22, n. 44, p. 1066-1086, 22 dez. 2017. Pro Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - UFF. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33549. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33549. Acesso em: 10 set. 2023.
PUECH, Christian. L’émergence de la notion de “discours” en France et les destins du saussurisme. Langages, Paris, n. 159, p. 93-110, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand de. (1857-1913). Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Balloy; Albert Sechehay; com a colaboração de Albert Riedlinger; prefácio da edição brasileira Isaac Nicolau Salum; tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. 27 ed. São Paulo: Cultrix, [1916] 2006.
SILVEIRA, Eliane Mara. As marcas do movimento de Saussure na fundação da linguística. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
TROIS, João Fernando de Moraes. Por um nó epistemológico da linguística e da psicanálise: um estudo sobre Saussure, Benveniste e Lacan. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/3537. Acesso em: 01 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 César Moarais Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.