OS DESAFIOS DO PIBID LETRAS PORTUGUÊS NA URCA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v12i2.841Resumo
No ano de 2020, o mundo foi surpreendido com uma pandemia causada pela COVID-19, vivenciando um rígido período de isolamento social, pelo qual as formas de ensino presencial precisaram ser repensadas, assim como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O PIBID é uma atuação que oferta bolsas aos estudantes dos cursos de licenciatura para vivenciarem a experiência docente desde o início da formação acadêmica. Desse modo, o presente estudo se propõe a analisar como o subprojeto PIBID/Letras de Língua Portuguesa da Universidade Regional do Cariri (URCA) pode utilizar novas metodologias para o desenvolvimento de suas atividades no cenário pandêmico, aproximando o discente tanto do campo da prática docente quanto das novas tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho se caracteriza como uma discussão bibliográfica de natureza qualitativa com temáticas relacionadas ao uso de tecnologias como ferramentas de auxílio pedagógico (PAIVA, 2013) e a necessidade de formação inicial e continuada dos professores para manuseá-las em sala de aula. Por conseguinte, observou-se através dos resultados que o PIBID Letras Português da URCA precisou reinventar suas atividades, proporcionando encontros remotos de formação pedagógica e oportunizando os pibidianos a utilizarem a plataforma Google Meet com a finalidade de ministrar oficinas de Português para os alunos da Escola Teodorico Teles de Quental, Crato/CE. Nesse sentido, os resultados observados demonstram que a formação docente dos bolsistas foi desenvolvida significativamente, capacitando-os para trabalhar com as novas tecnologias que permeiam o atual contexto educacional, sobretudo na educação básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Shalatiel Bernardo Martins, Erika dos Reis Gusmão Andrade, Remerson Bezerra Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).