OS DESAFIOS DO PIBID LETRAS PORTUGUÊS NA URCA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v12i2.841

Resumo

No ano de 2020, o mundo foi surpreendido com uma pandemia causada pela COVID-19, vivenciando um rígido período de isolamento social, pelo qual as formas de ensino presencial precisaram ser repensadas, assim como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O PIBID é uma atuação que oferta bolsas aos estudantes dos cursos de licenciatura para vivenciarem a experiência docente desde o início da formação acadêmica. Desse modo, o presente estudo se propõe a analisar como o subprojeto PIBID/Letras de Língua Portuguesa da Universidade Regional do Cariri (URCA) pode utilizar novas metodologias para o desenvolvimento de suas atividades no cenário pandêmico, aproximando o discente tanto do campo da prática docente quanto das novas tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho se caracteriza como uma discussão bibliográfica de natureza qualitativa com temáticas relacionadas ao uso de tecnologias como ferramentas de auxílio pedagógico (PAIVA, 2013) e a necessidade de formação inicial e continuada dos professores para manuseá-las em sala de aula. Por conseguinte, observou-se através dos resultados que o PIBID Letras Português da URCA precisou reinventar suas atividades, proporcionando encontros remotos de formação pedagógica e oportunizando os pibidianos a utilizarem a plataforma Google Meet com a finalidade de ministrar oficinas de Português para os alunos da Escola Teodorico Teles de Quental, Crato/CE. Nesse sentido, os resultados observados demonstram que a formação docente dos bolsistas foi desenvolvida significativamente, capacitando-os para trabalhar com as novas tecnologias que permeiam o atual contexto educacional, sobretudo na educação básica.

Biografia do Autor

Shalatiel Bernardo Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Assistente F da Universidade Regional do Cariri e Coordenador do Núcleo de Línguas (NUCLIN) da URCA. Atuou como coordenador PIBID entre 2018 e 2021, foi coordenador do Núcleo de línguas (2018-2020), coordenador de pós graduação lato sensu da PRPGP (2021). Pesquisa sobre representações sociais, tradução, cultura,multiletramentos, multimodalidades e o ensino de língua inglesa.

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo. da UFRN. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor da Educação Básica e Ensino Superior, formação profissional e universitária, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos. Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) com Pós-doutorado em Formação de Professores no Ensino Superior pela UFSCar/SO (2021). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN (2005-2009); Co-Coordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES - Pedagogia (2009/2013), Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015) e Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). 

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Martins, S. B. ., Andrade, E. dos R. G., & Menezes, R. B. (2023). OS DESAFIOS DO PIBID LETRAS PORTUGUÊS NA URCA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 12(2), 69–81. https://doi.org/10.47295/mren.v12i2.841

Edição

Seção

Autores convidados