OS DESAFIOS DO PIBID LETRAS PORTUGUÊS NA URCA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v12i2.841Resumo
No ano de 2020, o mundo foi surpreendido com uma pandemia causada pela COVID-19, vivenciando um rígido período de isolamento social, pelo qual as formas de ensino presencial precisaram ser repensadas, assim como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O PIBID é uma atuação que oferta bolsas aos estudantes dos cursos de licenciatura para vivenciarem a experiência docente desde o início da formação acadêmica. Desse modo, o presente estudo se propõe a analisar como o subprojeto PIBID/Letras de Língua Portuguesa da Universidade Regional do Cariri (URCA) pode utilizar novas metodologias para o desenvolvimento de suas atividades no cenário pandêmico, aproximando o discente tanto do campo da prática docente quanto das novas tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho se caracteriza como uma discussão bibliográfica de natureza qualitativa com temáticas relacionadas ao uso de tecnologias como ferramentas de auxílio pedagógico (PAIVA, 2013) e a necessidade de formação inicial e continuada dos professores para manuseá-las em sala de aula. Por conseguinte, observou-se através dos resultados que o PIBID Letras Português da URCA precisou reinventar suas atividades, proporcionando encontros remotos de formação pedagógica e oportunizando os pibidianos a utilizarem a plataforma Google Meet com a finalidade de ministrar oficinas de Português para os alunos da Escola Teodorico Teles de Quental, Crato/CE. Nesse sentido, os resultados observados demonstram que a formação docente dos bolsistas foi desenvolvida significativamente, capacitando-os para trabalhar com as novas tecnologias que permeiam o atual contexto educacional, sobretudo na educação básica.
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