DISCURSO E DOMINAÇÃO MASCULINA EM UMA SEQUÊNCIA DE O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v12i4.1356Palavras-chave:
Relações de gênero, Análise Crítica do Discurso, Gramática Sistêmico-Funcional, Gramática do Design VisualResumo
O objetivo dessa pesquisa é analisar uma sequência do filme estadunidense de horror O bebê de Rosemary (1968) lançado pela Paramount pictures com foco nas relações de gênero. O aparato teórico da pesquisa se ancora nos estudos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; 2016), Linguística Sistêmico Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2021). A metodologia pode ser vista por meio de três dimensões: a primeira, linguística, amparada pela metafunção Ideacional da Gramática Sistêmico Funcional; a segunda, imagética, ancorada na função representacional da Gramática do Design Visual; a terceira, macro análise, sustentada pelos conceitos de ideologia, hegemonia e dominação masculina. Os achados apontam que, na sequência analisada, encontramos uma tentativa de controle feita pelo personagem Sapirstein, médico no longa, em sua paciente Rosemary, protagonista do longa, por meio de um controle social pautado nas relações de gênero.
Referências
BARROS, S. M. Bases filosóficas de análise de discurso crítica. In: BATISTA JUNIOR et al. Análise de Discurso Crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018. p. 36-47.
BATISTA JUNIOR et al. Análise de Discurso Crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.
BEASLEY, C. Gender and sexuality: critical theories, critical thinkers. London: Sage publications, 2005.
BEASLEY, C. What is Feminism?: An Introduction to Feminist Theory. London: Sage, 1999.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. 18. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2020.
BOURDIEU, P. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.Editora Vozes, 1983.
BUTLER, J. Gender trouble. London: Routledge, 2007.
CARMO, C. M. O lugar da cultura nas teorias de base linguística sistêmico-funcional. Curitiba: Editora Annris, 2014.
CARRIGAN, T. et al. Toward a new sociology of masculinity. In: MURPHY, P. M. Feminism and masculinities. New York: Oxford University Press., 2004.
CONNELL, R.; PEARSE, R. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: Nversos, 2015.
CUNHA, M. A. F.; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. São Paulo: Cortez, 2011.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
FERRO, M. Cinema e História. Rio de janeiro: Paz e terra, 1992.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, M. I. M. An Introduction to Functional Grammar . 4. ed. Nova York: Routledge, 2014.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3 ed. London: Routledge, 2021.
MATTHIESSEN, C. M. I. M., TERUYA, K.; LAM, M. Key terms in Systemic Functional-Linguistics. New York: Continuum International Publishig Group, 2010.
PEREIRA, A. S.; TEIXEIRA, L. M. S.; PEREIRA, R. S. Discurso. In: IRINEU, L. M et al. Análise de discurso crítica: conceitos-chave. Campinas: Pontes editores, 2020. p. 25-44.
ROSEMARY’S BABY. Direção: Roman Polanski. Produção de William Castle. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1968. DVD.
SILVA, F. D. B.; MAIA, K. W. M.; MULLER, R. G. Hegemonia. In: IRINEU, L. M et al. Análise de discurso crítica: conceitos-chave. Campinas: Pontes editores, 2020. p. 85-106.
SOARES, L. A. A análise do discurso fílmico sob a perspectiva textual-linguística e multimodal. Revista da Abralin, v. 20, n. 2, p. 1-26, 2021.
TAPPER, M. Can a feminist be a liberal? Australasian Journal of Philosophy, Supplement to vol. 64, 1986.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
van DIJK, T. Discourse and knowledge: a sociocognitive approach. Cambridge:
WILDFEUER, J. Film discourse interpretation: towards a new paradigm for Multimodal Film Analysis. Nova York: Routledge, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Altair dos Santos Bernardo Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).