EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO OLHAR DA COMPLEXIDADE

UM ESTUDO DE REVISÃO NARRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v12i2.840

Palabras clave:

Educação Física Escolar. Inclusão. Complexidade.

Resumen

Tratar da inclusão no contexto da Educação Física Escolar é destacar pontos cruciais a respeito das políticas de inclusões, contextos sociais e práticas pedagógicas. As aulas de Educação Física é um espaço onde todos os alunos, sem exceções, são considerados e aceitos independente da deficiência. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo desenvolver uma revisão narrativa sobre uma Educação Física Escolar Inclusiva através dos pensamentos complexos. Onde, perpassar pelos conceitos que permeia a Educação Física Inclusiva e a Teoria da Complexidade no contexto educacional. Com uma metodologia voltada para uma revisão narrativa a fim de reunir produções científicas que abordassem sobre o tema, por meio dos descritores apontados pelo Thesaurus Brasileiro da Educação, “Educação Física Escolar”, “Educação Inclusiva”, “Complexidade”, “Inclusão”, “Educação Física”, “School Physical Education”, Inclusive Education”, Complexity”, “inclusion” e “physical education”, com uso de operadores booleanos: and, or e not, nas seguintes bases de dados: Imbase, Lilacs, Scielo, Web Of Scienc, Periódicos da Capes, Google Acadêmico e BDNT (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Com base nessa análise, fomos capazes de apresentar um perspectiva de como os pensamentos complexos podem contribuir para um práxis pedagógica dos profissionais de Educação Física através de uma prática holística, compreendendo as relações existentes entre os diferentes sujeitos envolvidos a fim de promover a inclusão e permanência dos estudantes com deficiência na Educação Física Escolar, assim como apresentar os principais conceitos que permeiam o tema, assim como alguns documentos foram apresentados ao longo do tempo com o objetivo de contribuir para construção do currículo da Educação Física Escolar não explicitando aspectos importantes sobre o processo de inclusão dos escolares com deficiência no ensino regular. Por fim, a realidade da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física deve ser mais discutida no intuito de se estabelecer melhorias a fim de garantir um processo de ensino que esteja de acordo com as singularidades de cada um.

Biografía del autor/a

Hudday Mendes da Silva, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Doutorando(a) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEd/UFRN; Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA

Dandara Queiroga de Oliveira Sousa, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutorando(a) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEd/UFRN; Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN

Geysa Cachate Araújo de Mendonça, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Doutorando(a) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEd/UFRN; Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA

Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Doutor em Ciências do Movimento Humano; Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA

Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação e docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEd/UFRN

Citas

ALVES, Maria Dolores Fortes. Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas: autoconhecimento e motivação. Rio de Janeiro: WAK, 2016. Disponível em: < https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Práticas+de+apredizagem+integradoras+e+inclusivas%3A+autoconhecimento+e+motivação&btnG= >. Acesso em: 23 Ago. 2021.

BARCELOS, Marciel; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; BONFAT, Daniela Lima; BRITO, Lucas Xavier. A inclusão na Educação Física escolar: um estudo narrativo com professores de Miracema do Tocantins/TO. Motrivivência, vol. 32, no. 63, p. 01–18, 25 Aug. 2020. DOI 10.5007/2175-8042.2020E72134. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e72134 >. Acesso em: 10 Nov. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei no 9.394. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >. Acesso em: 10 Nov. 2021.

CARVALHO, Camila Lopes de; SALERNO, Marina Brasiliano; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. A educação especial nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira: uma transformação em direção à inclusão educacional. Horizontes - Revista de Educação, vol. 3, no. 6, p. 34–48, 2015. Disponível em: < https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5099 >. Acesso em: 3 Nov. 2021.

CHEROBINI, Ana Lina; MARTINAZZO, Celso José. O PENSAMENTO COMPLEXO E AS IMPLICAÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, no. 5, 23 Mar. 2018. Disponível em: < https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3187 >. Acesso em: 3 Nov. 2021.

COELHO, Caroline Pugliero; SOARES, Renata Godinho; ROEHRS, Rafael. Visões Sobre Inclusão Escolar No Contexto De Educação Especial: PCN X BNCC. Revista Educação e Políticas em Debate, vol. 8, no. 2, p. 158–174, 12 Dec. 2019. DOI 10.14393/REPOD-V8N2A2019-50943. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/50943 >. Acesso em: 10 Nov. 2021.

CRUZ, Gilmar de Carvalho; MADRID, Silvia Christina de Oliveira; RODRIGUES, David; CRUZ, Gilmar de Carvalho; MADRID, Silvia Christina de Oliveira; RODRIGUES, David. Dossiê: Educação Fìsica escolar no contexto da inclusão e diferença. Práxis Educativa, vol. 12, no. 2, p. 314–316, 2017. DOI 10.5212/PRAXEDUC.V.12I2.0001. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092017000200314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em: 10 Nov. 2021.

CUNHA, Eugênio. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. 6a. Rio de Janeiro : WAK Editora, 2016. vol. 1, . Disponível em: < https://www.booktoy.com.br/praticas-pedagogicas-para-inclusao-e-diversidade-4433 >. Acesso em: 3 Nov. 2021.

LIEBERMAN, Lauren J.; JAMES, Alisa R.; LUDWA, Nicole. The Impact of Inclusion in General Physical Education for All Students. http://dx.doi.org/10.1080/07303084.2004.10607238, vol. 75, no. 5, p. 37–41, May 2004. DOI 10.1080/07303084.2004.10607238. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2004.10607238 >. Acesso em: 9 Nov. 2021.

MACHADO, Roseli Belmonte. Educação Física escolar e políticas de inclusão: entre a gestão de riscos e o ensino. Práxis Educativa, vol. 12, no. 2, p. 430–447, 6 Jul. 2017. DOI 10.5212/PRAXEDUC.V.12I2.0008. Disponível em: < https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8829 >. Acesso em: 10 Nov. 2021.

MACHADO, Roseli Belmonte; FONSECA, Denise Grosso da. Docência em Educação Física Inclusiva: esgotamentos vividos no contexto do ensino remoto brasileiro. Educación Física y Ciencia, vol. 23, no. 3, p. e188–e188, 1 Jul. 2021. DOI 10.24215/23142561E188. Disponível em: < https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/efyce188/14475 >. Acesso em: 10 Nov. 2021.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MORIN, Edgar. O método 4 : as idéias - habitat, vida, costumes, organização. 6a. Porto Alegre: Sulina, 2011. vol. 4, .

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5a. Porto Alegre: [s. n.], 2015.

OLIVEIRA, Patrícia Santos de; NUNES, João Paulo da Silva; MUNSTER, Mey de Abreu Van. Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira. Práxis Educativa, vol. 12, no. 2, p. 570–590, 2017. DOI 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0016. Disponível em: < https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0016 >. Acesso em: 22 Ago. 2021.

OZELAME, Diego Machado. Pensamento complexo, educação e aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico, vol. 15, no. 170, p. 80–86, 14 Jun. 2015. Disponível em: < https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26600 >. Acesso em: 3 Nov. 2021.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin : a educação e a complexidade do ser e do saber. 13a. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. vol. 1, .

REN, Yadong. Research on School Physical Education Problem based on Complexity Theory View. , p. 1385–1389, 1 Jun. 2017. DOI 10.2991/ICESAME-17.2017.299. Disponível em: < https://www.atlantis-press.com/proceedings/icesame-17/25877480 >. Acesso em: 23 Ago. 2021.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, vol. 13, no. 37, p. 71–83, 2008. DOI 10.1590/S1413-24782008000100007. Disponível em: < http://www.scielo.br/j/rbedu/a/5qbJPVmkqkbqNMj8hGTXVBN/abstract/?format=html&lang=pt >. Acesso em: 3 Nov. 2021.

SANTOS, Mariselma Oliveira dos; CARVALHO, Camila Lopes de; ARAÚJO, Paulo Ferreira de; SALERNO, Marina Brasiliano. Educação Física escolar e inclusão: um estudo de caso no Brasil sob a óptica do modelo bioecológico. Motrivivência, vol. 32, no. 62, p. 01–21, 4 Jun. 2020. DOI 10.5007/2175-80402.2020E67312. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-80402.2020e67312 >. Acesso em: 3 Nov. 2021.

SEABRA JÚNIOR, Luiz. Educação Física e inclusão educacional: entender para atender. 2012. 111 f. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2012.

SILVA, Rita de Fátima da. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA A AÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: CONSTRUÇÃO MEDIADA PELOS ASPECTOS DOS CONTEXTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS RITA DE FÁTIMA DA SILVA Campinas 2005. 2004. 01–184 f. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/dissertacao/Silva.pdf >. Acesso em: 3 Nov. 2021.

SILVA, Francy Kelle Rodrigues. Atendimento Educacional Especializado e Educação Física Escolar: possibilidades de parceria colaborativa no processo de inclusão escolar de educandos com deficiência intelectual. 2014. Universidade Federal de Alagoas - UFAL, 2014. Disponível em: < http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3352 >. Acesso em: 3 Nov. 2021.

SILVA, Rita de Fátima da; SEABRA JÚNIOR, Luiz;; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Educação física adaptada no Brasil: da história à inclusão educacional. São Paulo: Phote, 2008.

SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; MENDES, Eniceia Gonçalves. Revisão Sistemática das Pesquisas Colaborativas em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 23, no. 2, p. 279–292, 1 Apr. 2017. DOI 10.1590/S1413-65382317000200009. Disponível em: < http://www.scielo.br/j/rbee/a/sxPMLY5ZBTgWMJVfkdsGQdP/abstract/?lang=pt >. Acesso em: 22 Ago. 2021.

STRIEDER, Roque; LAGO, Clenio. Educação inclusiva: um convite para pensar a complexidade humana. R Est Inv Psico y Educ, vol. Extr.(8), p. 17–22, 2015. DOI 10.17979/reipe.2015.0.08.142. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/284194713 >. Acesso em: 23 Ago. 2021.

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Mendes da Silva, H., Queiroga de Oliveira Sousa, D., Cachate Araújo de Mendonça, G., Ribeiro Bandeira, P. F., & Dias, M. A. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO OLHAR DA COMPLEXIDADE: UM ESTUDO DE REVISÃO NARRATIVA. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 12(2), 55–68. https://doi.org/10.47295/mren.v12i2.840

Número

Sección

Autores convidados