EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO OLHAR DA COMPLEXIDADE
UM ESTUDO DE REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v12i2.840Palabras clave:
Educação Física Escolar. Inclusão. Complexidade.Resumen
Tratar da inclusão no contexto da Educação Física Escolar é destacar pontos cruciais a respeito das políticas de inclusões, contextos sociais e práticas pedagógicas. As aulas de Educação Física é um espaço onde todos os alunos, sem exceções, são considerados e aceitos independente da deficiência. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo desenvolver uma revisão narrativa sobre uma Educação Física Escolar Inclusiva através dos pensamentos complexos. Onde, perpassar pelos conceitos que permeia a Educação Física Inclusiva e a Teoria da Complexidade no contexto educacional. Com uma metodologia voltada para uma revisão narrativa a fim de reunir produções científicas que abordassem sobre o tema, por meio dos descritores apontados pelo Thesaurus Brasileiro da Educação, “Educação Física Escolar”, “Educação Inclusiva”, “Complexidade”, “Inclusão”, “Educação Física”, “School Physical Education”, “Inclusive Education”, “Complexity”, “inclusion” e “physical education”, com uso de operadores booleanos: and, or e not, nas seguintes bases de dados: Imbase, Lilacs, Scielo, Web Of Scienc, Periódicos da Capes, Google Acadêmico e BDNT (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Com base nessa análise, fomos capazes de apresentar um perspectiva de como os pensamentos complexos podem contribuir para um práxis pedagógica dos profissionais de Educação Física através de uma prática holística, compreendendo as relações existentes entre os diferentes sujeitos envolvidos a fim de promover a inclusão e permanência dos estudantes com deficiência na Educação Física Escolar, assim como apresentar os principais conceitos que permeiam o tema, assim como alguns documentos foram apresentados ao longo do tempo com o objetivo de contribuir para construção do currículo da Educação Física Escolar não explicitando aspectos importantes sobre o processo de inclusão dos escolares com deficiência no ensino regular. Por fim, a realidade da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física deve ser mais discutida no intuito de se estabelecer melhorias a fim de garantir um processo de ensino que esteja de acordo com as singularidades de cada um.
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